Portal Caparaó - Santana do Manhuaçu: Prefeitura inaugura moderna biblioteca
Geral

Santana do Manhuaçu: Prefeitura inaugura moderna biblioteca

18/05/2007 - Atualizado em 22/05/2007 16h58

Numa solenidade marcante e com grande presença de público, a Prefeitura de Santana do Manhuaçu inaugurou no dia 27 de abril a Biblioteca Pública Municipal – “Sebastião Evangelista de Freitas”. A unidade faz parte das conquistas para cultura local.

O Prefeito Alair Rodrigues de Freitas destacou o empenho de sua equipe de governo na conquista deste espaço cultural que certamente ficará para sempre na história da cidade. “Novos projetos estão sendo trabalhados como o Tele-centro, que em breve será também implantado e dará oportunidades para aqueles que buscam conhecimentos, sejam nossos jovens que tanto reivindicam estas oportunidades ou a própria comunidade, ambos serão beneficiados com esta nova conquista de nossa administração”, finaliza o Prefeito.

“Esta biblioteca vai colocar crianças, jovens e adultos do município em contato com o mundo e garantir consistência a qualquer projeto educacional. Sempre sonhei em um dia na política fazer algo para nossa cultura. Como vice-prefeito e com o grande apoio do nosso prefeito Alair Rodrigues de Freitas, tenho orgulho em fazer parte desta conquista, nos dias de hoje é cada vez mais importante adquirir conhecimento e, aqui esta oportunidade fica mais clara e fácil”, ressaltou o Vice-Prefeito Ronald de Freitas.

Santana do Manhuaçu faz um investimento significativo em favor da cultura dos habitantes. Eles irão usufruir de um acervo de 1930 títulos, num espaço com cadeiras e mesas, arejado e com toda a iluminação adequada para uma boa leitura. O local abriga além da biblioteca, TV 29, aparelho de DVD, micro-system, aparelho vídeo cassete e muitos outros equipamentos que dão mais conforto aos leitores.

“Fico feliz em saber que meu pai foi um dos primeiros políticos a se preocupar com a cultura e mais feliz ainda em ver o atual prefeito trabalhando para o que foi um dia conquistado, seja novamente implantado e, hoje com os avanços oferecidos pela tecnologia. Agradeço ao Prefeito, seus assessores e a Câmara de Vereadores pela homenagem ao meu saudoso pai que dá nome a esta biblioteca”, Ressaltou emocionado Jader Dutra de Freitas, filho do homenageado.

Marinalva Pires Rocha de Paula, Assessora do Prefeito, disse que, a Biblioteca Pública Municipal “Sebastião Evangelista de Freitas”, é um sonho de todos os santanenses, para muitas pessoas a biblioteca hoje é uma gota d´água dentro do oceano, mas para administração é um mar aberto, por que a partir dali a administração terá como ampliar e fazer novos projetos na busca de mais recursos e motivar as pessoas a criar o habito da leitura e visitar a biblioteca. Outra conquista importante é a inauguração breve do Tele-centro com computadores, que será um espaço cultural que esta sendo aberto no município.

O nome da biblioteca é uma homenagem ao saudoso Ex-Prefeito Sebastião Evangelista de Freitas, que foi um dos que mais preocupou com a cultura quando prefeito entre os anos de 1982 a 1988. Marinalva lembra que, quando Freitas foi Prefeito existia desfiles, comemorações das datas cívicas e uma série de eventos culturais e projetos que ficaram marcados em sua gestão, além de uma biblioteca pública que existia na época, depois que Freitas saiu da prefeitura a biblioteca foi fechada e somente agora temos uma nova biblioteca, declara.

A inauguração desta Biblioteca Pública Municipal é mais um projeto da administração através de uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional. “Esta união veio permitir que todos os santanenses tivessem um amplo acervo ao seu alcance”, sintetizou a Secretária de Educação Eliane Aparecida de Freitas.

Texto: Antônio José/Fotos:  Hudson Clementino - 18/05/07 - 17:31

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.