Portal Caparaó - Centro de Manhuaçu será vigiado por câmeras
Segurança

Centro de Manhuaçu será vigiado por câmeras

20/05/2007 - Atualizado em 22/05/2007 17h10

Até o aniversário de 130 anos de Manhuaçu, em 5 de novembro, câmeras de segurança interligadas a uma central da Polícia Militar irão monitorar todos os movimentos de quem passa nos trechos do centro de Manhuaçu. Inicialmente o programa nos moldes do Olho Vivo, de Belo Horizonte, vigiara as ruas Amaral Franco, Antônio Welerson e José Fernandes Rodrigues e praças Cordovil Pinto Coelho e Cinco de Novembro. Essas foram as primeiras definições da reunião promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Pública, na noite de terça-feira, com presença de representantes da Prefeitura, Câmara, Polícias Militar e Civil, agências bancárias, Aciam, CDL e empresários das vias beneficiadas.

Após o sinal verde dado pelas entidades participantes, uma comissão foi escolhida para levantar dados técnicos sobre o sistema e indicar empresas que podem oferecer o serviço, além de levantar o custo do sistema.

A Prefeitura de Manhuaçu confirmou a intenção de reformar o espaço do antigo coreto para a nova sede da Companhia de Policiamento do Centro. “Já definimos um novo local para a Casa do Artesão e estamos prontos para entregar aquele espaço totalmente estruturado para a Polícia”, afirmou o Prefeito Sérgio Breder.

Apesar do Município assumir uma contribuição para o novo sistema de monitoramento, a participação do segmento empresarial é fundamental pelo tamanho investimento. Para a PM, o prazo inicial era dezembro, já que coincidiria com a formatura dos alunos do atual curso técnico de segurança pública. “Sem dúvida até o fim do ano”, garantiu o comandante Tenente-coronel Geraldo Henrique. No encontro, foi acertada a data de aniversário da cidade.

De acordo com o comandante, a vigilância reduzirá o tempo de reação aos crimes. “O sistema amplia o nosso raio de ação, tem um efeito automático na redução dos crimes e facilita a ação policial imediata”, explica.

PARCERIA

A palavra parceria soou muito bem durante a reunião. O presidente do Comsep, SJ de Moraes, lembra que o projeto de instalação de câmeras é uma iniciativa antiga, mas dependia de uma série de fatores para ser efetivado. “Eu considero que demos uma passo importante hoje para a concretização do projeto”, afirmou.

As câmeras de monitoramento são mais sofisticadas em relação às usadas em segurança interna, por exemplo. Elas terão capacidade de movimento de 360 graus e grande nitidez.

“Elas oferecerão uma imagem nítida de objetos e pessoas a mais de 200 metros dela. Também proporciona o reconhecimento de placas de veículos e da fisionomia humana. A idéia do projeto é evitar o delito. Quando a central de polícia na praça localizar algo suspeito, destacará a viatura mais próxima para verificar o que acontece", explica o capitão Wanderson Santiago.

Durante a reunião, foram convocados os empresários e, principalmente, as agências bancárias para que possam encampar a melhoria do sistema de segurança de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - 20/05/07 - 20:14

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.