Portal Caparaó - No impedimento de Sérgio, Adejair assume prefeitura
Geral

No impedimento de Sérgio, Adejair assume prefeitura

14/01/2009 - Atualizado em 16/01/2009 18h37

A pergunta que todos querem saber a resposta: o que acontece com Sérgio Breder agora que os direitos políticos dele foram suspensos? A notícia veiculada pelo Portal Caparaó nesta quarta-feira repercutiu em toda a região. Especialistas ouvidos pela reportagem acreditam em dois cenários: o primeiro, ele continua no cargo de prefeito; e o segundo, o vice Adejair Barros assume a prefeitura.

Condenado por improbidade administrativa por conta de um contrato com a Viação Caparaó de 1996, Sérgio Breder responde ao processo há nove anos. Nesta terça-feira, o juiz eleitoral Dr. Vinícius Ristori divulgou edital em que os direitos políticos do atual prefeito são suspensos por cinco anos, conforme a sentença cível.

Não faltaram especulações por toda a cidade nesta quarta-feira. O Portal Caparaó tentou falar com o advogado do prefeito nesse processo. Segundo o escritório em Belo Horizonte, ele está viajando e não podia falar sobre o assunto.

Especialistas consultados pelo site afirmaram que apenas dois cenários são possíveis. Como existe uma ação contra a diplomação de Sérgio Breder no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), ele pode ser afastado do cargo e o vice Adejair Barros assume.

Não existe previsão para o julgamento em Belo Horizonte e alguns acreditam na possibilidade também dele ser mantido no cargo.

Segundo os advogados consultados pela equipe do site, o TRE pode entender que durante a eleição Sérgio Breder não tinha impedimento, foi eleito e deve cumprir o mandato até o final.

Outra corrente defende que o impedimento é apenas de Sérgio Breder e não da chapa inteira, abrindo caminho para que o vice assumisse.

A maioria dos especialistas em Direito Eleitoral ouvida pela nossa reportagem descartou a possibilidade de uma nova eleição ou mesmo da posse do segundo lugar, o candidato Nailton Heringer. Para eles, a chance disso acontecer é muito remota.

Por enquanto nada mudou.

Carlos Henrique Cruz - 15/01/09 - 00:02 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.