Portal Caparaó - Manifestação pede obras na estrada Caratinga-Ipanema
Geral

Manifestação pede obras na estrada Caratinga-Ipanema

11/07/2009 - Atualizado em 13/07/2009 12h22

Populares paralisraam BR 474 (Caratinga a Ipanema) e reivindicam obras para a rodovia. Por volta de 6h30 da manhã desta sexta, 10, as chamas já bloqueavam a estrada. Pneus e madeira foram queimados, aquecendo a manhã fria na BR 474, no trecho conhecido como Alto da Biquinha. As faixas demonstravam claramente o descontentamento da população com a situação da estrada. Os manifestantes reivindicavam melhorias na BR, que atualmente está tomada por buracos. Em vários trechos da via verdadeiras crateras atrapalham a passagem dos veículos, que muitas vezes precisam passar pela contramão para evitar os buracos. E esta condição da estrada teria contribuído para a ocorrência de acidentes na região, sendo esta a motivação para a realização do protesto.

Dentre os inúmeros acidentes registrados, no último dia 04, Sidnei Paradela da Silva, de 19 anos, pilotava uma motocicleta quando colidiu com um veículo e foi em seguida atropelado por um taxi, morrendo no local. O passageiro da moto, Joaquim Simeão Filho, de 54 anos, teve ferimentos graves, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu horas após o acidente. O taxista Robson Pacheco de Oliveira, que esteve envolvido no acidente também participou da manifestação. Sidnei era irmão de um amigo e colega de profissão de Robson.

O outro acidente aconteceu no domingo (05). Fábio Júnior de Araújo, de 23 anos, também estava em uma motocicleta. Ele foi desviar de um corsa e dos buracos e acabou saindo da pista e colidindo contra um eucalipto. Ele teve ferimentos graves, mas já se encontra fora da UTI.

Hoje, o eucalipto contra o qual ele se chocou foi derrubado e serviu para alimentar o fogo do protesto. A manifestação bloqueou os dois lados da estrada. As pessoas que iam trabalhar tiveram a passagem impedida. Um ônibus precisou parar e seus passageiros continuaram viagem em um outro veículo da empresa que esperava do outro lado do bloqueio. O motorista de um dos ônibus, Daniel Marques de Jesus, falou ao Super canal que percorre a estrada todos os dias e concorda que a situação da via é crítica, mas ainda lamenta o prejuízo que a manifestação causou à empresa e passageiros.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caratinga, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária acompanharam a manifestação de perto. A PRF negociou com os manifestantes para liberarem a pista permitindo o fluxo de veículos. Por cerca de 2:30 horas, o trânsito se manteve interditado. Passageiros de ônibus tiveram de descer do coletivo e pular o bloqueio para seguir viagem em carro particular

LICITAÇÃO

Enquanto a população se manifesta por melhorias na estrada, as autoridades responsáveis dizem já estarem tomando providências. A BR 474 se tornou uma estrada federal há menos de um ano e, portanto, está sob a jurisdição do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. De acordo com o engenheiro chefe do DNIT de Caratinga, Milton Genelhu, tão logo ocorreu a transferência de jurisdição, foi feito um requerimento pedindo pela manutenção da via.

Apesar de já ter feito o pedido de licitação, ainda não há uma previsão de quando as melhorias na estrada serão realizadas. De acordo com Milton, são várias as ações que envolvem a manutenção da via, inclusive tapar os buracos que são é a principal reivindicação da população.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.