Portal Caparaó - Secretaria de Saúde se mobiliza no combate às drogas
Geral

Secretaria de Saúde se mobiliza no combate às drogas

12/07/2009 - Atualizado em 13/07/2009 18h50

Combater o uso de qualquer tipo de droga (lícita ou ilícita) tem sido uma meta também da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu. O Secretário Municipal Luiz Prata tem determinado medidas preventivas que promovam a conscientização sobre os malefícios causados pelas drogas. Os PSF’s e as equipes do NASF têm sido responsáveis pela realização e participação em eventos afins.

PARCERIA PM

Em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do 11º  Batalhão, as equipes de PSF/NASF realizaram eventos em várias escolas de Manhuaçu. Em 30/06, o PSF São Pedro encenou peça teatral na Escola Estadual Ana Pereira Dutra, retratando os conflitos que o uso de drogas gera nas famílias. Com bom humor e participação dos pacientes, a peça teatral foi altamente positiva. Em seguida, Cabo Edmar, instrutor do PROERD - 11º BPM, ministrou palestra com exibição de vídeos explicativos sobre malefícios do cigarro e do uso de álcool (sobretudo no trânsito). Eventos semelhantes ocorreram nas Escolas Estaduais Antônio Wellerson, Salime Nacif e Escolas Municipais Maria da Conceição, no Bairro Petrina e de Vilanova.

LEGISLAÇÃO X DROGAS

Sob um olhar diferente, o combate às drogas também foi abordado no PSF Nossa Senhora Aparecida, nos dias 06 e 07, numa palestra com pacientes adultos e idosos do grupo HIPERDIA. O Dr. José Expedito de Jesus, advogado convidado pelo NASF, palestrou sobre os aspectos legais envolvidos no uso e tráfico ilícito de drogas, como as diferenças entre usuário e traficante, tipos de pena existentes dentre outros assuntos.

Atividades Terapêuticas em Realeza

O Programa de Agentes Comunitários (PACS), de Realeza,  tem vivenciado um novo tempo. Sob a coordenação da enfermeira Sandra, o PACS se encontra integrado às propostas e direções para a Atenção Primária à Saúde em nossa cidade. Nesta semana, entrou em ação o Grupo de Atividades Terapêuticas (GAT), nos moldes dos realizados nos PSF pelo NASF. Nos dois primeiros encontros, a equipe do PACS contou com o apoio dos dois Educadores Físicos do NASF-Manhuaçu: Fernando Rocha de Jesus (dia 06) e Ledsônia Santana (dia 10). Nos novos encontros, outros temas serão tratados. As atividades acontecem no PACS de Realeza toda sexta-feira, a partir de 13:00.

Luiz Nascimento- 12/07/09 - 19:38 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.