Portal Caparaó - Gripe Suína: Dois casos confirmados em Caratinga
Geral

Gripe Suína: Dois casos confirmados em Caratinga

10/10/2009 - Atualizado em 14/10/2009 05h50

Uma mulher de 38 anos e seu marido passaram pelos exames que comprovaram a doença. Após resultado positivo, a mulher voltou a ser internada, por possuir anemia e pertencer ao grupo de risco.

A Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria de Saúde, informou nesse quinta-feira (08), a confirmação dos primeiros casos de Influenza A H1N1, conhecida como gripe suína. O resultado do exame confirmou a suspeita da doença em uma mulher de 38 anos e seu marido, de idade ainda não informada.

Segundo a secretária de Saúde Ana Elza Silva Araújo, a mulher foi internada na sexta-feira (02) da semana passada e recebeu alta na segunda-feira (05), após o recolhimento do material para o exame. Nesta quinta-feira (08) após tomar conhecimento do resultado positivo a mulher voltou a ser internada, “já que ela possui anemia e pertence ao grupo de risco”, destacou a secretária.

O marido da paciente também apresentou os sintomas e já é considerado um caso positivo, de acordo com os critérios de epidemiologia. O casal tem uma filha, mas que ainda não apresentou qualquer sintoma da doença, porém, por medida de precaução foi colocada de quarentena. O rastreamento feito pelo departamento de epidemiologia constatou que a mulher teria viajado nos últimos dias para Governador Valadares, onde possivelmente contraiu o vírus.

Ana Elza explica que com a confirmação de dois casos da gripe suína, o município passa para um estado que exige ainda mais cuidados, já que há uma suspeita de que o vírus esteja circulando na cidade. “Não queremos que a população entre em pânico, mas é preciso continuar com as medidas de prevenção. Neste momento em que a mídia tirou o foco da epidemia e alguns números começam a diminuir, temos que ficar atentos para não nos acomodarmos com a situação. Agora é a hora de cuidarmos mais do que nunca”, disse.

A Prefeitura informou ainda que todas as medidas de prevenção estão sendo decididas pelo Comitê de Enfrentamento a Influenza A H1N1. “Nos reunimos periodicamente para discutirmos quais os passos serão dados”, disse a secretária. Ela informou que as gestantes, por exemplo, já haviam sido liberadas para voltar ao trabalho, mas com a confirmação do caso a medida foi anulada e todas as gestantes que prestam serviço ao município serão afastadas novamente.

A secretária de saúde destacou ainda que Caratinga está preparada para atender pacientes com a nova gripe, tendo a medicação necessária e profissionais capacitados para lidar com a situação. Ela ressalta que é importante manter o ambiente ventilado com janelas e portas abertas, lavar as mãos sempre que possível, utilizar o álcool gel para fazer a higienização das mãos, usar lenço para espirrar ou tossir e evitar aglomerações principalmente em locais fechados.

Até o momento Caratinga havia registrado 19 casos suspeitos, desses, 16 foram descartados através de exames, 01 teve resultado inconclusivo e agora a confirmação de 02 casos.

TV Super Canal Caratinga - 10/10/09 - 09:15 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.