Portal Caparaó - Gripe Suína: Caso é confirmado oficialmente em Manhuaçu
Geral

Gripe Suína: Caso é confirmado oficialmente em Manhuaçu

10/10/2009 - Atualizado em 14/10/2009 05h50

A Secretaria de Saúde de Manhuaçu confirmou na sexta-feira, 09, o primeiro caso oficial de pessoa infectada pelo vírus H1N1, conhecida popularmente por gripe suína. A informação foi dada pelo Secretário de Saúde do Município, Luiz Prata, ao Programa Show da Amizade, da Rádio Manhuaçu. Segundo ele, a pessoa que apresentou o quadro de H1N1 é de Manhuaçu, esteve internada, recebeu o tratamento recomendado e está em casa, recuperada. O resultado positivo do exame feito em laboratório oficial do Estado foi informado esta semana à Secretaria de Saúde.

SOB CONTROLE

Perguntado se esta notícia poderia gerar preocupação à população de Manhuaçu, Luiz Prata disse que não há necessidade disso, no entanto, recomendou que as medidas para se evitar a doença continuam valendo “prá toda vida”. Quanto aos riscos de novos casos surgirem, Prata, informou que todas as medidas foram tomadas pelo município, inclusive a implantação de um ambulatório para atender exclusivamente pessoas com sintomas de fortes gripes e casos suspeitos de H1N1.  Mas, ressalta a importância de que todos façam sua parte observando os cuidados recomendados.

O QUE É H1N1

É uma doença respiratória que atinge porcos, causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.

SINTOMAS

Os sintomas em humanos são semelhantes aos produzidos por gripes comuns. Esses sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.

Luiz Nascimento 09/10/09 - 00:15 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.