Portal Caparaó - Frio e gelo em Manhuaçu nesta terça
Geral

Frio e gelo em Manhuaçu nesta terça

01/08/2007 - Atualizado em 03/08/2007 07h44

De acordo com o Centro de Climatologia MG Tempo/Cemig/PUC Minas, a massa de ar polar responsável pela mudança brusca no tempo também provocou, na região, geada, formação de fina camada de gelo na superfície de pequenos lagos e forte neblina ao amanhecer.

Mesmo com o tempo aberto e sol durante quase todo o dia, a temperatura em Manhuaçu não passou dos 19 graus, ontem. As baixas temperaturas no inverno estão cada vez mais raras em função dos efeitos do aquecimento global, sendo que, desde 1985, os termômetros tendem a permanecer acima de 10 graus.

Nesta quarta ainda dá para sentir um pouco de frio. Mas, a partir de amanhã, todos podem começar a se despedir dos cachecóis, agasalhos e cobertores, pois a massa de ar polar, que atua no estado desde sexta, quando foi registrada até chuva, começa a perder força e as temperaturas voltam a subir.

Essa massa de ar polar responsável pela redução brusca da temperatura é a primeira a atingir o estado, desde meados de junho. De acordo com os institutos climáticos, uma grande massa de ar quente e seca estava estacionada sobre Minas, bloqueando a entrada de outras frentes frias. Em decorrência desse fenômeno, o número de dias com chuva no estado representou apenas metade da média histórica, que previa pelo menos quatro dias com precipitações.   Carlos Henrique Cruz - Com informações do UAI - 01/08/07 - 08:08 - portalcaparao@gmail.com Agradecimentos a equipe do Saae - Heron de Souza e Sergio Velho 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.