Portal Caparaó - Padre Xavier é sepultado na Holanda
Geral

Padre Xavier é sepultado na Holanda

28/09/2007 - Atualizado em 01/10/2007 08h18

Faleceu na quarta-feira, na Holanda, o conhecido Padre Xavier, que durante mais de quarenta anos atuou na Paróquia de Santa Margarida e cidades vizinhas. Aos oitenta anos, o padre holandês com seus sotaque característico ficou conhecido pela forma caridosa como conduziu e conviveu com as famílias de Santa Margarida e região. Com jeito peculiar e pensamento forte, Padre Xavier se dedicou ao trabalho numa área extensa e com obstáculos de toda a natureza, como a questão do deslocamento, entre várias comunidades.

Nascido e batizado em 29 de novembro de 1926, Franciscus Andréas Hubertus von Manfort foi ordenado aos 24 anos e dedicou cerca de quatro décadas ao trabalho nas comunidades da região.

Mesmo morando na Holanda ultimamente, todos os anos fazia questão de visitar a região. Estava com viagem marcada para visitar Santa Margarida este ano. A notícia da morte, em sua terra natal, repercutiu bastante na região de Manhuaçu.

PERFIL

Padre Xavier é o mais antigo do presbiterato de Caratinga. É também o segundo mais velho em idade, hoje, com 80 anos. Sempre se dedicou com entusiasmo às causas que abraçava. Abriu mão do luxo, das riquezas materiais entregando a vida ao sacerdócio e aos humildes. Doou-se por completo (vida e bens materiais recebidos de familiares da Holanda), ao povo de Santa Margarida e de várias outras cidades da região. Homem de muito amor à igreja, deixou-nos um legado: fidelidade ao sacerdócio.

Família

No dia 29 de novembro de 1926, nasceu Franciscus Andréas Hubertus, nome de nascimento e batismo de padre Xavier, filho do casal Andréas Joseph Hubert Van Montfort e Adriana Maria Van Der Kallen. Nesse mesmo dia o futuro padre foi batizado. Aos 7 anos fez a primeira comunhão. Aos 12 anos ingressou no seminário menor dos padres redentoristas em Nimega. Além da língua da família, o Limburguês, aprendeu o Nederlandês (Holandês), Latim, Francês, Grego, Alemão e Inglês. No seminário maior aprendeu Italiano, Espanhol e Hebraico. No Brasil, se dedicou ao Português.

A Igreja

No dia 5 de outubro de 1946, abraçou a vida religiosa  fazendo votos de obediência, pobreza e castidade. Tornou-se redentorista aos 19 anos, estudando posteriormente, Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre no dia 12 de setembro de 1951, aos 24 anos de idade. Um ano depois, foi nomeado para vida missionária no Brasil, desembarcando no Rio de Janeiro no dia 17 de janeiro de 1953. Durante 4 anos trabalhou como missionário nas missões populares na região de Juiz de Fora, no Norte e Sul de Minas, nas favelas do Rio de Janeiro e nas grandes missões realizadas em Recife, em 1957.

Santa Margarida

Padre Xavier chegou a Santa Margarida em 1958, designado pelo seu superior dom José Eugênio de Corrêa. A posse do jovem padre foi no dia 11 de agosto daquele ano.

Marcam o seu trabalho em Santa Margarida a construção da nova Casa Paroquial com dois salões anexos para realização de cursos. Em homenagem à Santa Gertrudes e à sua mãe criou na cidade a Vila Gertrudes, no final da rua do Rosário, onde foi edificada também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com determinação, é o responsável pela construção das Igrejas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Senhor Bom Jesus, na rua Nova e bairro Bom Jesus, respectivamente.

Trabalho social

Foi responsável pelo ingresso de vários jovens no estudo de Teologia e curso para dirigentes em vários estados do país. Em parceria com o Lions Clube promoveu a ida de médicos à Santa Margarida, facilitando o atendimento de crianças e adultos. Acolheu, alimentou e agasalhou crianças carentes e suas famílias na própria Casa Paroquial. Até pouco tempo agasalhou muitos com roupas enviadas da Holanda.

Além de Santa Margarida, padre Xavier também exerceu trabalhos pastorais em Caputira, Caratinga, Inhapim, São João do Oriente, Iapu, Divino, Fervedouro, onde, desde 1996, celebra todos os anos, vindo da Holanda, o Natal com as crianças e a comunidade em geral. Também em Fervedouro, celebrou o Jubileu de Ouro presbiteral, no dia 12 de setembro de 2001. Foi condecorado em 1995, pela Rainha Beatriz, da Holanda, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante 42 anos no Brasil, onde padre Xavier jamais deixou de se dedicar aos pobres.

Luiz Nascimento

(com informações de Magda Otoni – revista Diretrizes – Caratinga) - 28/09/07 - 17:49

 

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.