Portal Caparaó - Juiz eleitoral reúne-se com dirigentes de partidos
Política

Juiz eleitoral reúne-se com dirigentes de partidos

28/09/2007 - Atualizado em 01/10/2007 08h18

Um ano antes da eleição, o Juiz Eleitoral de Manhuaçu Dr. Vinícius Dias Paes Ristori tomou uma iniciativa inédita na região: convocou os presidentes de partidos para uma reunião e já traçou metas que exigem ética, respeito e responsabilidade dos dirigentes para o pleito de escolha de prefeitos e vereadores em 2008

Durante reunião promovida na 167ª Zona Eleitoral com os grupos que representam os partidos dos prováveis candidatos às prefeituras e câmaras de São João do Manhuaçu, Reduto, Manhuaçu, Luisburgo, Simonésia e Santana do Manhuaçu acabou marcando o início do processo eleitoral.

Em 2004, os seis municípios da Zona Eleitoral de Manhuaçu adotaram o modelo que deu certo em Santana do Manhuaçu, há oito anos, nenhum comício e muita campanha ao “pé de ouvido”. Carreatas, shows, carros de som, fogos de artifício e shows foram restringidos muito antes das mudanças nas regras da campanha eleitoral adotadas no ano passado.

Ao citar prazos e regras para a entrega das listas de filiados o Juiz Vinícius Ristori alertou os partidos: “O dia 5 de outubro é o prazo limite para os interessados em se candidatar estarem filiados em algum partido. Lógico que temos muitas trocas e mudanças e, por isso mesmo, quero pedir aos presidentes que não criem obstáculos para quem quer se desfiliar ou quem quiser filiar-se aos seus partidos. Nós estamos atentos para os que agirem com má-fé e vamos tomar providências”.

O juiz também alertou que o calendário eleitoral começa também nesta data com exigências para que os partidos se mantenham em dia com a Justiça Eleitoral.

Além de chamar os partidos para a responsabilidade com os eleitores ao fazer do processo eleitoral um momento democrático, Vinícius Ristori lembrou que a função da Justiça é garantir que o cidadão escolha os seus representantes sem pressões ou influências de grupos ou pessoas com melhor condição financeira.

SEGURANÇA

Outro ponto forte em relação a última campanha foi a questão da segurança. Com as regras do acordo entre os partidos das seis cidades, o processo na Zona Eleitoral de Manhuaçu foi concluído sem ocorrências de natureza grave.

Os partidos também tiveram interesse em não haver comícios. A campanha foi mais equilibrada e com um custo bem menor. “Candidatos e partidos tiveram que buscar outras formas de fazer campanha, promover encontros, participar de reuniões e debates e caminhar muito para falar com os cidadãos. Depois dos bons resultados de 2004, queremos consolidar essa mudança de postura dos candidatos na nossa comarca”, explicou o juiz eleitoral Vinícius Ristori.

Além dos primeiros entendimentos firmados na semana passada, o juiz reforçou que “já é comprovado que essas medidas reduzem os riscos para os eleitores e com muito mais compromisso do candidato, que faz a campanha mais no corpo-a-corpo com os eleitores”.

CADASTRO DE ELEITORES

Ele também explicou que o procedimento para cadastramento de novos eleitores e transferências será feito pela Justiça Eleitoral com rigor, principalmente em casos de transporte de eleitores em massa para o Cartório Eleitoral. O prazo para alistamento e transferência é até 7 de maio de 2008.

A Justiça Eleitoral também vai apurar casos de propaganda fora de época, inclusive à reeleição, abuso de poder econômico e comprovação de residência.

O juiz ainda abriu a possibilidade de reuniões nas cidades com os partidos de cada município e garantiu que novos encontros serão feitos no Fórum Desembargador Alonso Starling.

Carlos Henrique Cruz - 28/09/07 - 22:48- portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.