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Empresas e usuários reclamam da pane no Velox em Manhuaçu

28/12/2011 - Atualizado em 28/12/2011 14h07

Os usuários do serviço de acesso a internet banda larga Velox de Manhuaçu foram surpreendidos, na manhã de hoje, com a falta de conexão. De acordo com a Oi, responsável pelo serviço, a paralisação no sistema ocorre devido a manutenção na rede. A Internet saiu do ar às 08:15h e permaneceu assim até o final da tarde. Empresas foram prejudicadas e tiveram serviços acumulados durante o dia por conta da falta de conexão.

Na semana passada, os usuários do serviço Velox também enfrentaram esse problema. Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta, houve outra paralisação do sistema. Empresários e usuários residenciais reclamam que estão enfrentando dificuldade para navegar na Internet por conta das freqüentes panes para “manutenção”.

Foram vários os casos de empresários reclamando as dificuldades geradas pela falta de conexão com a internet. Se não bastassem as demandas por envio de documentos, muitos tiveram problemas devido à necessidade de acesso a internet para emissão de nota fiscal eletrônica.

Quem precisava do serviço com urgência teve que apelar para o acesso de internet sem fio das redes 3G. Atualmente, o serviço só está disponível em duas operadoras em Manhuaçu: Claro e Vivo.

A insatisfação dos clientes da Oi é tanta que muitos já estão procurando caminhos alternativos para acessar a Internet, como serviços via rádio e cabo de concorrentes. No entanto, a maior parte dos clientes já é assinante de serviços de telefonia da Oi.

LENTIDÃO

No ano passado, o PROCON, a ACIAM e a Câmara Municipal chegaram a convocar a empresa para explicações sobre a lentidão do serviço na cidade. Houve investimentos e melhora, mas ainda há reclamações e vários bairros com limitação de velocidade ou não atendidos pela operadora de telefonia.

Um assinante Fernando Ferreira, que trabalha com serviços gráficos e demanda muito de internet, está frustrado com as panes do Velox em Manhuaçu. Para ele, o problema só acontece porque a empresa não tem concorrentes de ‘peso’ na cidade. Além dessas interrupções no serviço, a velocidade limitada é outra reclamação: “A velocidade oferecida não permite que a gente faça várias coisas ao mesmo tempo no computador, como baixar música e assistir a vídeos no Youtube com qualidade. Tem que fazer uma coisa de cada vez”, reclama.

Outra que não está nada satisfeita com o serviço do Velox é a assinante Flaviana Aguiar. Ela faz até piada com a conexão que recebe em seu computador: “Parece uma locomotiva a vapor, um pequeno vídeo leva ‘leras’ pra completar. Ninguém merece”, diz. Na mesma linha de deboche, o estudante Ricardo Soares afirma que o serviço de Internet rápida da Oi está mais para ‘Lentox’ do que Velox. “É o que todo mundo está dizendo”, ironiza.

RECLAMAÇÕES

O Procon Minas orienta os usuários desse serviço que procurem se munir das cópias do respectivo contrato (condições gerais do plano), principalmente para se certificar de que o serviço está sendo prestado na velocidade contratada. Também sugere ao usuário fazer diariamente a conferência da velocidade do serviço, mantendo impresso o resultado da medição para eventuais provas, em caso de reclamação, tendo em vista tratar-se de um serviço virtual.

O Procon de Manhuaçu atende na Praça 5 de Novembro, 339, 5º andar - Centro, de segunda à sexta - feira, no horário de 13:00 às 18:00 horas.

ANATEL

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem um número de telefone para receber reclamações, denúncias e sugestões: 133. A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e o serviço é gratuito. Outra opção é acessar o site da agência www.anatel.org.br

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