Entretenimento

Gestores do Circuito Montanhas e Fé participam de encontro estadual de Cultura e Turismo

BELO HORIZONTE (MG) – Gestores municipais de turismo das cidades que integram o Circuito Turístico Montanhas e Fé participaram do 9º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado nos dias 3 e 4 de março, em Belo Horizonte. O evento reuniu cerca de 1 mil gestores de todas as regiões do estado […]

Gestores do Circuito Montanhas e Fé participam de encontro estadual de Cultura e Turismo

BELO HORIZONTE (MG) – Gestores municipais de turismo das cidades que integram o Circuito Turístico Montanhas e Fé participaram do 9º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado nos dias 3 e 4 de março, em Belo Horizonte. O evento reuniu cerca de 1 mil gestores de todas as regiões do estado para debater políticas públicas, estratégias de desenvolvimento e iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura e do turismo em Minas Gerais.

A programação contou com palestras, painéis técnicos e capacitações, promovendo troca de experiências entre os participantes e ampliando o diálogo sobre ações que podem fortalecer o setor nos municípios mineiros. Durante o encontro, também foram apresentados projetos e lançamentos importantes, como o Ano da Economia da Criatividade, o novo Portal Minas Gerais, com navegação mais moderna e intuitiva, e a plataforma Trem – Trilhas da Educação de Minas.

Durante a participação no evento, representantes do circuito tiveram a oportunidade de entregar à secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, uma lembrança especial da região, representando a identidade, os sabores e as tradições dos municípios que compõem o Montanhas e Fé.

O segundo dia de programação foi marcado por apresentações culturais, certificação de declarações de acervos culturais e a apresentação da plataforma MINASPlay. Também foram realizados painéis sobre temas estratégicos, como criatividade e geração de renda local, dados que impulsionam o turismo e a relação entre turismo e economia criativa.

À tarde, o evento seguiu com painéis e workshops simultâneos voltados para estratégias de fortalecimento da cultura e do turismo, além de debates sobre a ampliação da presença de atrativos culturais e turísticos nas mídias sociais.

O encontro terminou reforçando a importância da articulação entre gestores públicos, promovendo dois dias de aprendizado, troca de experiências e construção coletiva de iniciativas que valorizem a cultura, impulsionem o turismo e fortaleçam a economia criativa em Minas Gerais.

Sobre o autor Carlos Henrique Cruz Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) e atualmente é diretor da Rádio Caparaó 107,5 FM. Antes, trabalhou como repórter na redação do jornal Tribuna do Leste e apresentador da Rádio Manhuaçu. Também é mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM, Advogado (Fadileste) e Administrador de Empresas (Intervale). Atua como assessor de imprensa e marketing. Ver mais conteúdos