Portal Caparaó - PM começa a implantar REDS
Segurança

PM começa a implantar REDS

01/12/2010 - Atualizado em 01/12/2010 08h01

Começou a funcionar em toda a área de atuação do 11º Batalhão de Polícia Militar e das Companhias Independentes de Polícia Militar de Caratinga (22ª) e de Ponte Nova (21ª) o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS). O chamado boletim de ocorrência informatizado é mais uma estratégia para integrar as informações da base de dados da Polícia Militar e os outros órgãos de Defesa Social, como Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Através do sistema, a Polícia Militar passa a ver as cidades de toda a região de um outro ângulo, mais estatístico, específico e estratégico. Uma das etapas concluídas foi a realização de um banco de dados completo dos bairros, ruas, vilas e residências traçadas. Além da integração, os dados poderão ser cruzados e irão estatísticas aprofundadas sobre o índice de criminalidade, o perfil das ocorrências registradas. A polícia vai conseguir definir ações e pontos estratégicos de atuação.

Policiais foram orientados sobre como utilizar o novo sistema

Em Caratinga, o Sargento Fábio, um dos policiais designados para trabalhar diretamente com o sistema e repassar o conhecimento para os demais militares, destacou algumas das vantagens, como, por exemplo, agilidade na atualização de dados, levantamento de estatísticas, visando a fomentar a qualidade na prestação do serviço de Segurança Pública.

O estado de Minas Gerais é pioneiro no serviço, desde o ano de 2002, está em execução o projeto de desenvolvimento e implantação do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), com recursos provenientes do Ministério da Justiça (Plano Nacional de Segurança Pública) e do Governo do Estado de. Em breve, todas as cidades mineiras estarão usando o novo método que já é utilizado em algumas regiões mineiras.

Na área da 21ª Companhia da Polícia Militar Independente, em Ponte Nova, todos os policiais militares foram instruídos sobre a forma correta de preenchimento do relatório e receberam o treinamento com o Sargento Edimar da Silva.

Já em Manhuaçu, além dos levantamentos feitos nas 24 cidades sob responsabilidade do batalhão, toda a estrutura foi reformulada para permitir o funcionamento do sistema. “O registro dos eventos é feito no sistema e foi preciso criar a estrutura com pontos de internet para digitação e impressão da ocorrência nos locais em que a polícia atende. Está tudo pronto e funcionando nesse novo modelo”, ressalta o Capitão Vitor, Assessor de Comunicação Organizacional do 11º BPM.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.