MANHUAÇU (MG) - Durante uma fiscalização de rotina, na tarde deste sábado, 13/02, no perímetro urbano da BR-262, em Manhuaçu, próximo ao trevo da Zebu, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 200 comprimidos de uma anfetamina, conhecida como "rebite", de produção e comercialização proibida no Brasil.
O material ilegal estava no interior da cabine de um caminhão que saiu de Goiás e seguia para Vitória (ES).
De acordo com o Policial Rodoviário Federal Tadeu Lima, alguns motoristas fazem o uso dos comprimidos com objetivo de dirigir várias horas seguidas, sem descanso, para cumprir prazos pré-determinados ou até faturar um extra no final de cada viagem. "Alguns motoristas utilizam o rebite, uma droga que pode ser considerada como um dos principais inimigos das estradas", ressalta.
A substância, chamada anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga – já que consegue executar uma atividade qualquer por mais tempo - com menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental.
"Essa mistura de falsas sensações faz com que os consumidores da droga percam parcialmente os reflexos. Assim, o motorista vê o perigo, sabe que tem de frear e, ao invés disso, pisa fundo no acelerador e aumenta as chances de provocar graves acidentes", explica Tadeu.
O caminhoneiro foi encaminhado junto com os comprimidos apreendidos para a delegacia de Manhuaçu.
Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br