Adejair Barros reassumiu o cargo de prefeito de Manhuaçu |
Renato Cezar é novamente o presidente da Câmara Municipal |
O Prefeito Adejair Barros retorna ao cargo à frente da Administração de Manhuaçu em sessão extraordinária realizada pela Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira, 24. Ele ficou 28 dias afastado por determinação da Justiça de Manhuaçu e foi reintegrado à função por determinação do Superior Tribunal de Justiça.
Acusado de atos de improbidade administrativa relacionados ao SAMAL e à Secretaria de Obras, Adejair Barros foi afastado do cargo pela segunda vez em liminar concedida na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, no início de junho.
Ele recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, mas perdeu. Em última instância, no Superior Tribunal de Justiça, na sexta-feira, o Ministro Presidente, Ari Pargendler, determinou a suspensão da liminar e o imediato retorno ao cargo.
No entendimento do presidente do STJ, o novo afastamento não tinha fundamento, já que se baseou em fatos anteriores ao primeiro afastamento e até em situações em que Adejair Barros não era prefeito e nem respondia pelo SAMAL.
Com a determinação da reintegração imediata, o vereador Jorge Augusto Pereira convocou a Câmara Municipal para reunião nesta terça-feira. Na primeira parte, ele reconduziu o presidente Renato Cezar (que estava como prefeito) ao cargo na direção do Poder Legislativo. O vereador Rômulo do Carmo Rodrigues retornou à condição de suplente.
Em seguida, Adejair Barros foi reinvestido no cargo de prefeito. Em rápidas palavras, ele agradeceu primeiramente a Deus e aos familiares, em seguida ressaltou o apoio de vereadores, secretários e lideranças de vários segmentos que o apoiaram mais uma vez.
Segundo o prefeito Adejair Barros, em documentos apresentados aos vereadores, vários pontos da denúncia não se referem a ele ou estão equivocados.
Em seguida, vários vereadores fizeram pronunciamentos desejando que Adejair Barros conclua o mandato com paz e tranquilidade, principalmente por conta do período eleitoral.
Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com