O município de Mutum vive um de seus melhores momentos em 93 anos de história. É que a população ganhou uma fábrica de sabão, que cria novas alternativas de trabalho e amplia oportunidades de renda econômica para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
É com essa perspectiva que a Prefeitura municipal de Mutum, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério de desenvolvimento social, MDS, implantou a “Fábrica de Sabão Guaxima” na cidade visando à inserção das mães das crianças inseridas no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, PETI, no mercado de trabalho.
“Achamos que este trabalho resgatará a auto estima e a cidadania das mulheres que muitas vezes são separadas do meio de produção e de renda da comunidade”, justificou a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, Maria Francelina Soares, Menininha.
Inovador no município, o projeto de produção industrial semi-artesanal, é de inclusão produtiva, que tem a perspectiva de promover ações que possibilitem melhorar as condições de vida da população menos favorecida, além de garantir a convivência familiar e comunitária, através de um sustento financeiro.
A unidade de produção fabricará sabão em barra nas cores azul, rosa e bege, sabão em pó e detergente. A fábrica será a fornecedora de todo o sabão consumido pela prefeitura de Mutum em suas unidades escolares, PSFs e serviços. O acordo de venda com a prefeitura permitirá a reposição do estoque de matéria prima básica e os gastos previstos para o funcionamento da unidade de produção como água, luz e telefone.
“Estamos acreditando na proposta do projeto de inclusão produtiva por que trará emprego e renda para a população e, ao mesmo tempo, o reconhecimento do município como possível pólo industrial”, explicou o prefeito Totim, durante o discurso de inauguração da fábrica.
A idéia da implantação da pequena indústria em Mutum foi criada em 2005 pelos profissionais da secretaria de ação e desenvolvimento social do município. O projeto foi aprovado pelo ministério social de combate a fome, através do ministro Patrus Ananias, que forneceu a cidade o maquinário necessário para a fabricação do sabão.
Jornalista Priscilla Cerqueira - Fotos Alexandre Peixoto - 13/11/07 - 16:53 - portalcaparao@gmail.com