Policiais Militares do Grupamento de Trânsito iniciaram na manhã de terça-feira, dia 18, atividades educativas alusivas à Semana nacional de Trânsito. Com a participação dos alunos da APAE, houve distribuição de panfletos com dicas sobre segurança no trânsito, exibição de faixas com dizeres sobre a necessidade dos motoristas estarem dirigindo cuidadosamente, para evitar que a estatística de violência no trânsito continue crescente.
A comemoração será até a próxima terça-feira, 25, com muitas ações para a Segurança Nacional do Trânsito. Como a importância da conscientização do assunto passa pela educação, a Polícia Militar estará desenvolvendo várias ações, bem como blitz educativa em pontos estratégicos, a fim de chamar a atenção dos pedestres, motoqueiros, motociclistas, motoristas e ciclistas. Em Manhuaçu, o trabalho está sendo desenvolvido para que todos os usuários do trânsito despertem e partilhem experiência do que é ser consciente no volante.
De acordo com o Cabo Robson Knupp, há uma necessidade para que cada cidadão reflita sobre os fatores que implicam situações diversas e, que levam tantas pessoas à morte.
Segundo ele, a presença da Polícia Militar (PATRAN) e os alunos nos pontos estratégicos são fundamentais, para despertar principalmente os jovens que assumem o risco de provocar acidentes. “Temos percebido que nossa juventude, de forma bastante precoce está indo embora. Precisamos mudar o comportamento no trânsito e, buscarmos sempre a consciência de que volante e bebida não combinam”, ressalta o policial.
Para sensibilizar quem passa pelo centro da cidade, a equipe PATRAN colocou dois veículos acidentados, a despertar os transeuntes para os riscos do trânsito no dia-a-dia.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com