Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Manhuaçu (antigo Polivalente) visitaram a Câmara de Vereadores e acompanharam a sessão ordinária de quinta-feira, 20. No decorrer da reunião, houve a aprovação de Projetos de Lei e de Resolução, além do debate de questões relacionadas à convocação de aprovados no concurso público realizado no município e novas definições quanto ao perímetro urbano de Manhuaçu.
Descobrindo a Casa do Povo
Acompanhados da Professora de História, Maria do Carmo Garcia, os alunos do “terceirão” (referência ao terceiro ano), em sua grande maioria, visitaram a Casa Legislativa pela primeira vez, consolidando um verdadeiro momento de descobertas e de conhecimento.
O ônibus transportando cerca de trinta estudantes e a professora chegou logo pela manhã, por volta das 8h. Antes do início da sessão legislativa, os jovens encontraram-se com os vereadores, em um diálogo enriquecedor.
Todos os vereadores foram devidamente apresentados, e, estes, responderam às perguntas feitas pelos estudantes, prestando esclarecimentos diversos. Os alunos fizeram questionamentos variados, como por exemplo, o que faz um vereador, como se elabora um Projeto de Lei, uma Resolução, a rotina do vereador, o trabalho de fiscalização, entre outros. Ainda neste diálogo, os jovens relataram problemas sociais existentes na cidade, e, neste contexto, perguntaram aos representantes do Legislativo o que pode ser feito, em cada situação.
Em entrevista, os alunos consideraram positiva esta visita. Um deles, o jovem André de Oliveira, comentou que “foi uma experiência muito proveitosa. Aprendemos um pouco sobre o dia-a-dia dos políticos de nossa cidade, e, queremos levar estas informações, este conhecimento adquirido, para nossa escola. A população de Manhuaçu está aumentando, e, queremos ajudar a melhorá-la, a cada dia, indicando novas propostas, ajudando, expondo nossa opinião, exercendo realmente nosso poder de democracia na sociedade”.
O estudante Crystian Veloso também considerou a visita um aprendizado. “Aprendemos o que os vereadores fazem; como os projetos são elaborados na Câmara e encaminhados para o Prefeito. Então, é importante aprendermos para uma melhor escolha no momento do voto”, avaliou.
Idealizadora desta visita, a Professora Maria do Carmo Garcia adiantou que a iniciativa terá continuidade na EE de Manhuaçu. “Foi uma visita muito positiva e esclarecedora. Tivemos a oportunidade de conhecer o espaço físico da Câmara e o trabalho desenvolvidos pelos vereadores. Os alunos esclareceram suas dúvidas, e, acreditamos que poderemos organizar um novo encontro, dando sequência a este diálogo. [...] Estamos em um processo democrático de eleições, e, esta iniciativa possibilita incentivar os jovens a uma maior participação. Nós falamos muito a palavra cidadania, mas, o que sempre digo é que nós nos tornamos cidadãos de papel, se não participarmos da política. Através da participação na política e do nosso voto consciente é que, de fato, conquistaremos os direitos dos cidadãos”, ponderou Maria do Carmo.
Reunião
Durante a sessão ordinária, os vereadores debateram os Projetos e Indicações em pauta. Outra questão apontada foi a preocupação dos membros da Casa Legislativa com a convocação dos aprovados no concurso público realizado pelo município.
Os vereadores alertaram para a expiração do prazo para as convocações, e, consequentemente, os riscos de os aprovados não serem empossados. O plenário decidiu fazer um contato imediato com o Prefeito Adejair Barros, solicitando do mesmo seu comparecimento àquela sessão.
O Prefeito atendeu aos vereadores e compareceu à Casa Legislativa, imediatamente após o contato telefônico. A presidência da Câmara expôs o alerta dos vereadores ao Chefe do Executivo Municipal e propôs a prorrogação do prazo estipulado para a convocação dos aprovados.
Adejair Barros atendeu ao pedido e afirmou que irá tomar as providências necessárias para que todos os aprovados sejam devidamente convocados, sem qualquer prejuízo ou transtorno.
Representantes da agência dos Correios também estiveram presentes à esta sessão ordinária, e, na oportunidade, apresentaram em plenário, modelos de selos comemorativos personalizados alusivos ao município.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com
Projetos de Lei aprovados:
Executivo Municipal
*Projeto de Lei nº 071/2012 – aprovado com Emenda - Autoriza repasse financeiro à Associação dos Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região e dá outras providências.
Renato Cezar Von Randow
*Praça Pablo Júnior Bastos Projeto de Lei nº 069/2012 - Dá nome a logradouro público no Distrito de Ponte do Silva neste município e contém outras providências.
PROJETO DE RESOLUÇÃO
Legislativo Municipal
*Honra ao Mérito - Projeto de Resolução nº 022/2012 - Concede o Título de Honra ao Mérito à Academia Manhuaçuense de Letras, pelos vinte anos de fundação.
INDICAÇÕES
Nelci Alves Gomes -Teté
*Indicação nº 204/2012 - Indica a reforma do cemitério do Distrito de Palmeiras.
Gedival Bitencourt Breder
*Indicação nº 205/2012 - Reivindica o asfaltamento da Rua Breder, no B. Ponte da Aldeia;
*Indicação nº 206/2012 - Solicita a compra de área destinada à construção de quadra poliesportiva na Vila Formosa;
*Indicação nº 207/2012 - Indica a compra de área destinada à construção de quadra poliesportiva no B. Ponte da Aldeia.