Portal Caparaó - Estudantes participam de palestra sobre drogas
Geral

Estudantes participam de palestra sobre drogas

25/09/2012 - Atualizado em 25/09/2012 12h46

A prevenção, os perigos e os males causados pelo uso de drogas foram abordados em palestra especial realizada no CEM, na manhã desta sexta-feira, 21. Com expressiva participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, a palestra foi ministrada por Bruno Cristian Assunção (Grupo Liberdade).

Pais e filhos

Em entrevista, o palestrante Bruno Cristian Assunção destacou a importância do trabalho de prevenção, apontando os benefícios dos bons exemplos em família. Por outro lado, Bruno alertou que a recuperação é de difícil alcance, considerando os dados estatísticos. “Visitamos o CEM para fazer um trabalho de orientação ao uso de drogas com os jovens que aqui estudam. Foi um encontro maravilhoso, assim como tem ocorrido nas demais escolas da região. [...] O Grupo Liberdade acredita que, para tirar os jovens das drogas, não basta somente mostrar os danos causados por cada droga, como a maconha, a cocaína e o crack, por seus componentes químicos, mas, sim, daquilo que é o mais importante que temos em nossas vidas, que são as nossas famílias. Tentamos mostrar para o jovem que a coisa mais bela, mais importante, que Deus nos deu é a preservação da família. Estes são os únicos sofrem, quando alguém se perde nas drogas. [...] Em nossa forma de pensar, temos Deus como peça fundamental em nossas vidas. Como nosso trabalho ocorre dentro das escolas, nossa intenção não é buscar a religião de ninguém, mas colocar Jesus como nosso único salvador. Em uma clínica de recuperação, de cada dez pessoas que entram, no máximo, quatro ou cinco se recuperam; mas, quando alguém entrega sua vida para Jesus, por Sua vontade, sai das drogas, é Jesus que simplesmente arranca a droga da vida das pessoas". 

Segundo ele, 'no contexto da prevenção, muitas pessoas pensam que a observação é proveniente apenas de pai para filho, mas o inverso também ocorre. Os filhos observam os pais. Então, tem pais que dizem, por exemplo: "meu filho, é um absurdo você beber! É um absurdo você fumar!", mas o pai bebe e fuma, então, o filho não tem exemplo algum dentro de casa, e, às vezes, é corrigido por uma pessoa que não tem condições de corrigir o filho. Há também outros exemplos, como a presença de uma viatura policial próximo à entrada das escolas. Isto não vai evitar que o jovem use drogas, mas irá inibir a ação do traficante em vender as drogas ali. São ações eficazes”, considerou o palestrante.

A palestra deverá ser apresentada também para os estudantes da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, no decorrer desta semana.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.