Durante reunião na manhã desta quinta-feira, dia 04, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), André Farrath, anunciou a realização de uma palestra com o economista Guilherme Lacerda, diretor da área de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com a presença de empresários e diretores da ACIAM, a reunião tratou de temas ligados ao desenvolvimento econômico de Manhuaçu. O presidente André Farrath, o vice-presidente Moisés Pêsso e o empresário Juarez Pena estiveram pessoalmente no BNDES para oficializar o convite a Guilherme Lacerda.
“Ele é nosso conterrâneo aqui de Manhuaçu e sempre tem se destacado nos segmentos em que atua. Queremos justamente que essa experiência possa ser repassada aos empresários de nossa região. A presença do Guilherme Lacerda vai ser um momento significativo para a economia de Manhuaçu e até para o planejamento do futuro da cidade”, argumenta o presidente André Farrath.
O empresário Moisés Pêsso lembrou o momento de crescimento de empresas, a abertura de novos negócios e a geração de emprego e renda impulsionada por setores como o comércio, a indústria e os serviços, especialmente educação e saúde, em Manhuaçu. “Não podemos perder esse momento de investimentos e planejar novas ações para o crescimento da cidade. Manhuaçu tem carência de espaço e incentivos para os empresários daqui e até para novos empreendimentos”, afirmou.
A palestra inicialmente será no dia 09 de novembro. Farrath defende que o apresentação de Guilherme Lacerda servirá também para mostrar a atuação do BNDES como parceiro do segmento empresarial.
BONS NEGÓCIOS
O comércio de Manhuaçu vivencia bons negócios ao longo dos últimos anos. Os setores de construção, hotelaria, alimentação, faculdades e saúde já sentem o aumento da demanda. Com expansão de crédito, melhores condições de pagamentos e incentivos, Manhuaçu tem expectativa de mais crescimento e bons resultados.
O que muitos empresários reivindicaram é a participação do poder público em parcerias com a iniciativa privada e até a criação de um polo industrial e de serviços com benefícios e incentivos fiscais para empresas expandirem seus negócios.
A ideia de convidar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por sua vez, é para atuar junto ao setor empresarial para fortalecer também o desenvolvimento de Manhuaçu e do entorno do município.
Para o presidente da Associação Comercial, esta iniciativa tem grande importância para os empresariado local e a expectativa é de que o aumento da oferta de crédito e financiamento impulsione o mercado. “Nosso comércio está crescendo muito agora. É preciso que este crédito seja ampliado para aumentar a capacidade”, relata.
A reunião ainda teve a presença do candidato a vice-prefeito da coligação Somos Mais Manhuaçu, Toninho Gama, que está licenciado do cargo de presidente da ACIAM.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com