Quatro mil conferencistas de todas as regiões do país estiveram presentes à 13ª Terceira Conferência Nacional de Saúde, realizada de 14 a 18 de novembro, em Brasília. O tema do evento “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento”, foi amplamente debatido pelos participantes. Manhuaçu foi representado pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) – Júlio Caetano Dias e pelos conselheiros Dílson, Marivaldo, Inês e Elisabeth.
Na abertura do evento, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou a oportunidade para pedir apoio dos participantes para a aprovação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), assunto que predomina no Senado Federal. Diversas outras autoridades ligadas à Saúde estiveram presentes, dentre elas o Ministro José Gomes Temporão. O Ministro reforçou a fala do Presidente Lula explicando onde são gastos os R$ 16 Bilhões de reais da CPMF destinados à saúde.
O Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, chamou a atenção para a discussão do modelo público de saúde e criticou a proposta de criação de fundações estatais de direito privado para gerir o Sistema Único de Saúde (SUS). Júnior valorizou a presença dos conselheiros de Manhuaçu e de várias regiões do país ao evento afirmando: “nós do conselho sentimos profundo orgulho quando vemos que essa conferência é resultado de profundos debates feitos em mais de 4 mil municípios”.
Manhuaçu - CMS Forte
A presença do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu à 13ª Conferência Nacional de Saúde, reflete o compromisso do CMS de buscar todos os caminhos possíveis para cumprir seu papel na fiscalização da aplicação dos recursos do SUS. “Sempre atuante, em parceria responsável com a Secretaria de Saúde, o CMS não tem se omitido em nenhum momento de suas funções legais no acompanhamento da gestão da saúde pública do município”, garante seu presidente – Júlio Caetano Dias. Ainda de acordo com o presidente do CMS, Manhuaçu tem servido de modelo para vários outros municípios não só de Minas Gerais, mas do Brasil, dado à experiência e à seriedade que são conduzidos os trabalhos do conselho. Luiz Nascimento - 22/11/07 - 12:19 - portalcaparao@gmail.com