Uma caminhonete Toyota Bandeirantes desgovernada capotou na estrada que liga a comunidade de Alto São Luiz e a cidade de Conceição de Ipanema, por volta de meio-dia desta segunda-feira, dia 08. Sete pessoas morreram e umas outras vinte sofreram ferimentos e foram transferidas para hospitais em Ipanema e Manhuaçu.
Segundo o registro, o motorista da Toyota Bandeirante descia o trecho conhecido como serra dos Pereiras. O freio apresentou defeito e o carro começou a ganhar velocidade, descendo desgovernado. No final da serra, a caminhonete capotou e parou na margem de um rio.
Seis pessoas morreram no local e uma sétima vítima faleceu no Hospital São Geraldo, na cidade de Conceição de Ipanema. Além de viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, várias ambulâncias, inclusive de cidades vizinhas, ajudaram a socorrer as vítimas.
Em Manhuaçu, um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi deslocado para transferir duas vítimas em estado mais grave para Belo Horizonte.
LUTO
Durante entrevista, Edson Saar, sobrinho do prefeito Willfried Saar, afirmou que as vítimas voltavam da zona rural da cidade para comemorar a reeleição do atual governo. “Eles estavam vindo de um distrito e iriam para rua fazer festa, mas quando desciam a serra, o motorista perdeu o freio e o veículo capotou”, afirmou. Segundo ele, o clima da cidade é de tristeza absoluta: “Tá parecendo velório. Só se fala do acidente aqui”, resumiu.
O Secretário de Saúde de Conceição de Ipanema, Alessandro Paiva, também lamentou o episódio : “Nosso município hoje está em luto. Minhas palavras são de tristeza. Esperávamos passar por uma segunda-feira mais agradável. Infelizmente aconteceu este acidente”, relatou.
O motorista teve ferimentos leves e fugiu do local, temendo ser vítima de alguma violência por parte de familiares das vítimas. Ele entrou em contato com a Polícia Militar para se apresentar.
Sargento do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Cleber Marcílio, diz que o tamanho da tragédia foi por conta da quantidade de pessoas no veículo. “O número de pessoas que estava na carroceria é que assusta. Caminhonete é para conduzir carga e não pessoas”, pontuou.
RELAÇÃO DAS VÍTIMAS FATAIS
Ozeias Ribeiro de Paula - 23 anos
Evelina de Faria Rodrigues Valamier - 34 anos
Ricardo Miranda Braum - 16 anos
Altieres de Souza Barbosa - 16 anos
Rosilene Machado Alves da Silva, 33 anos
João Batista da Silva - 39 anos
Mariana (filha de João Batista da Silva), que completou 16 anos hoje.
Jailton Pereira - Foto Wenderson Ambrósio