A Escola Estadual Padre Miguel, de Simonésia, com o trabalho das professoras Jussara Andrada e Magali Mansur Ribeiro, no Projeto “Quiabo o Caipira que Veio da África”, foi a grande vencedora do concurso realizado na 13ª edição do UFMG Jovem. O encontro, que busca despertar o interesse e a curiosidade natural dos jovens aprendizes pela ciência, se encerrou no início da noite desta sexta-feira, 19, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
As categorias de premiação foram: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Licenciatura e Pedagogia, sendo que os primeiros lugares de cada categoria ganharam bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os prêmios, cestas com livros para os professores, celulares, webcans, PlayStations e tablets.
Na categoria, Ensino Fundamental , o primeiro lugar foi conquistado pelas professoras Jussara Andrada e Magali Mansur Ribeiro – Projeto “Quiabo o Caipira que Veio da África”, da Escola Estadual Padre Miguel, do município de Simonésia.
Para a aluna do 8º ano Escola Estadual Padre Miguel, Juliane Souza Costa, de 13 anos que sonha em ser cientista e estudar na UFMG, após a premiação e especialmente com o incentivo das bolsas do CNPq, o sonho agora está cada vez mais próximo. “Estou pensando em fazer ciências que é para trabalhar com pesquisas na área biológica”, anseia. O prêmio rendeu a bolsa de iniciação científica para Juliane e outras três estudantes que participaram do trabalho.
A professora de Matemática, Magali Mansur Ribeiro não conseguiu conter o choro e a emoção. “Não esperava primeiro lugar de maneira nenhuma, essas quatro bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq significam um empurrão, creio que as alunas a partir disso vão acreditar que podem ir muito mais, estou muito feliz e emocionada. Com essa premiação dá pra ver que a escola pública é boa, além de elevar o nome da escola”, garante a professora que veio num grupo de professores com mais dois projetos de alunos do ensino médio da mesma escola.
Esse ano, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), uma das patrocinadoras do evento, concedeu uma premiação especial à escola vencedora, que será realizada em duas etapas: uma visita ao aquário de Belo Horizonte e um evento realizado no Dia Mundial da Água (22/03/2013) nas dependências da escola.
O UFMG Jovem, evento realizado desde 1999, é uma ponte entre alunos e professores da rede de ensino de Minas Gerais e a vida universitária.
Carlos Henrique Cruz - Com informações da Secretaria de Estado de Educação