O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu já foi chamado para atender quase 50 acidentes com motocicletas na cidade e região. O número é um alerta e representa os casos socorridos entre 11 de junho e 17 de novembro deste ano. O caso mais grave teve uma morte no local. Nas outras 48 ocorrências, 55 pessoas foram socorridas com vida até o pronto atendimento.
Fatos que vão de violência física a incêndio; captura de animais perigosos a acidentes de trânsito; convulsões, derrames, e desmaios a deslizamentos de terra e inundação. Essas são algumas das ocorrências da rotina do Corpo de Bombeiros em Manhuaçu. Contudo, o subtenente Siqueira explica que os acidentes de trânsito lideram os números de atendimento da corporação. "A maioria dos acidentes envolvendo motocicletas", afirma.
Em muitos casos, são motociclistas inabilitados ou mesmo em atitudes que demonstram imprudência ou imperícia na pilotagem. “O piloto de motocicleta passa por uma bateria de exames antes de obter a CNH, mas só a carteira não adianta. É preciso cuidados e maior atenção. O motociclista está muito vulnerável, já que a proteção dele é menor num caso de acidente”, afirma.
SOCORRO
Subtenente Siqueira explica que é preciso promover mais campanhas de conscientização sobre os riscos que os motociclistas enfrentam e alerta-los. Ao mesmo tempo, ele orienta as pessoas sobre como agir em caso de acidente: “Não toquem na vítima. Liguem para o 193 e chamem os Bombeiros. A maior parte das pessoas quer ajudar, mas ao fazer isso sem a técnica pode é complicar o quadro do acidentado”.
Carlos Henrique Cruz - 25/11/07 - 11:03 - portalcaparao@gmail.com