Manhuaçu está com o índice de infestação de Aedes Aegypti sob controle. A tranquilidade é confirmada após o resultado do LIRAA (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do setor de Vigilância Ambiental. Somente 3 focos positivos foram localizados na cidade. O Índice Breteau de infestação predial de Manhuaçu ficou em 0,2 sendo classificado pelo Ministério da Saúde como de baixo risco. O nível máximo vai até 1.
INTENSIFICAÇÃO DO CONTROLE
Apesar do bom resultado, graças ao comprometimento da população, às ações da SMS e ao período de pouco calor e chuvas até o momento, a “guerra” contra o mosquito deve continuar. Pensando assim, o Governo de Minas lançou recentemente a campanha de combate a Dengue 2012 com o tema: Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir! É assim que iremos vencer esta batalha, ou seja, com ação. É preciso continuar com todos os cuidados necessários para evitar que surjam novos focos e o mosquito prolifere.
LOCAIS PREOCUPANTES
No último LIRAA os locais que mais chamaram a atenção dos agentes da SMS foram os depósitos elevados ligados a rede (caixas d’água); depósitos ao nível do solo e depósitos móveis (vasos e pratos, frasco com plantas, bebedouros de animais). Estes potenciais criadouros devem ser eliminados o quanto antes para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, conclama Emilce Estanislau Fialho, coordenadora de Vigilância Ambiental. Outros cuidados são os de sempre e que não podem ser esquecidos: limpeza dos quintais, evitar o acúmulo de lixo, desobstrução de calhas antes do período chuvoso, cobrir pneus e outros materiais rodantes, além é lógico de permitir a entrada dos agentes de combate a endemias nas residências para as verificações nas caixas d’água, ralos de banheiro e cozinha.
PREVENÇÃO, A MELHOR ARMA
Após as grandes campanhas realizadas a partir da epidemia que assolou a cidade no verão 2009/2010, Manhuaçu vive uma outra realidade. Para a Secretaria de Saúde é possível viver sem Dengue, mas isso somente acontecerá com a participação ativa da população. É preciso estar comprometido com esta causa que é de todos. Vamos continuar lutando para ter um verão sem Dengue, uma doença que pode matar!
Luiz Nascimento