Nesta terça-feira (13), será feito o lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios 2012 em Belo Horizonte. A cerimônia começa às 9h, com a chegada do Bom Velhinho à Casa do Papai Noel – na Av. Paraná, 477, no centro da cidade. O evento conta com a participação do diretor dos Correios em Minas Gerais – Pedro Amengol – e marca ainda o lançamento dos tradicionais selos de natal da empresa em Minas Gerais.
Realizada há mais de 20 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas. Em Minas, apenas no ano passado, das mais de 160 mil cartas cadastradas no Estado, cerca de 155 mil foram adotadas, o que representa um percentual de apadrinhamento acima de 96%.
Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Ler, cadastrar informações e separar as cartas são as principais atividades desenvolvidas na primeira etapa. Já os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças.
COMO FUNCIONA
O apadrinhamento de cartas da campanha é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes. Em seguida, são disponibilizadas para nas unidades dos Correios.
Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.
Com informações da Assessoria de Imprensa