Alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil, Construção de Edifícios e Arquitetura da FACIG visitaram a obra do Mineirão, em Belo Horizonte.
Os estudantes acompanharam a maquete com localização do Mineirão e o avanço das obras, com prazo de conclusão para 21 de dezembro de 2012. O estádio está situado na região da Lagoa da Pampulha, cujas margens abrigam obras de relevância mundial do arquiteto Oscar Niemeyer, como a Igreja São Francisco, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.
“Construído em uma tradicional região da cidade, cercado de áreas verdes e espaços abertos, próximo à Lagoa da Pampulha e com várias opções de acesso, o Mineirão se impõe na paisagem de sua vizinhança predominantemente residencial e de baixa densidade”, diz o arquiteto Bruno Campos, do escritório responsável pelo projeto executivo da obra de modernização do estádio.
O entorno modernista do estádio poderá ser contemplado da futura esplanada do novo Mineirão. A área de 80 mil m2 oferecerá uma vista panorâmica do lago e da igreja. “A esplanada esculpida em desníveis ao redor do estádio está quase pronta, reforçando a monumentalidade e a iconografia da arquitetura original do Mineirão. A esplanada se adapta à topografia do entorno por meio de suaves rampas, escadas e passarelas, permitindo acesso por todos os lados e se integrando com o entorno”, acrescenta.
Os estudantes acompanharam o desenvolvimento das obras e conferiram várias etapas na fase final.
portalcaparao@gmail.com