Cerca de sessenta trilheiros partiram de Manhuaçu na manhã desta quinta-feira, feriado da Proclamação da República, para a 12ª edição do Enduro das Montanhas para o Mar. Empresários, profissionais liberais e estudantes compõem o grupo de amigos que se aventura em duas rodas por trilhas que cortam as montanhas do Caparaó e do Espírito Santo até Guarapari, no litoral capixaba.
Conhecidos pela amizade e aventura nas trilhas constantes na região de Manhuaçu, o grupo de amigos se reúne em Manhuaçu uma vez por ano para o enduro. Nos primeiros anos, o destino era a região de Piúma. Uma característica é que as trilhas variam a cada período, apresentando novos desafios e também imagens que recompensam todo o cansaço.
O percurso do primeiro dia é marcado pelas montanhas. O grupo tem que vencer os paredões da serra do Caparaó e depois toda a região serrana do Espírito Santo, afinal atravessam o estado.
Logo no início da aventura, os trilheiros enfrentaram a região de Manhuaçu até Manhumirim e depois Rio Claro, na divisa de Minas com Espírito Santo, até Pequiá. Nesta quinta, o trajeto passa ainda por Irupi, Iúna, Muniz Freire e termina em Castelo, às 18 horas. O grupo chega a Guarapari na sexta, no final da tarde.
As últimas chuvas que caíram sobre a região deixaram trilhas bem escorregadias onde cada piloto tem que usar muito da habilidade para se manter na moto. Muitos não passam sem levar aqueles escorregões. Contudo, não é uma competição. O que vale é a aventura e um envolvimento de amigos.
No litoral capixaba, eles aproveitam até domingo. Na memória, as boas lembranças do verdadeiro sentido da amizade. As imagens encantam quem participa da aventura que ganha mais adeptos a cada ano.
Carlos Henrique Cruz / Fotos Max Goulart