Principal cidade turística da região, a comunidade de Alto Caparaó, portal de acesso ao Parque Nacional do Caparaó e ao Pico da Bandeira, por Minas Gerais, sofre com problemas de infraestrutura em áreas de telefonia e energia elétrica.
Nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de novembro, já são 12 horas sem serviços de telefonia fixa no município. Empresários reclamam o prejuízo gerado pela falta de comunicação. Clientes não conseguem fazer contato com parentes e os possíveis turistas enfrentam dificuldades para reservar hotéis, pousadas e restaurantes.
Na quinta-feira, relata um comerciante, fez contato com a Oi pelo serviço de atendimento. A atendente não deu resposta e nem solução para ele, alegando que deveria ligar de uma linha fixa para solicitar o serviço. O usuário protestou: utilizava o celular justamente porque nenhum telefone fixo está funcionando. A funcionária foi mais mal educada ainda e insistiu que nada poderia fazer.
Se não bastassem os problemas e prejuízos na telefonia fixa, a cidade turística amarga repetidas faltas de energia elétrica que afetam os serviços de internet e telefonia celular. Somente a operadora Claro tem cobertura em Alto Caparaó.
Segundo vários moradores, basta ameaçar chover para faltar energia e iniciar um longo período sem internet ou sinal de celular.
Na prefeitura municipal, já houve encaminhamento de ofícios às empresas concessionárias dos serviços Oi Fixo, Claro e Cemig. Há cobranças também encaminhadas a deputados federais e estaduais pedindo a intervenção no caso.
A reportagem não conseguiu contato com as assessorias de imprensa das empresas neste feriado de 15 de novembro.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com