Portal Caparaó - Empresários participam de palestra com diretor do BNDES
Economia

Empresários participam de palestra com diretor do BNDES

20/11/2012 - Atualizado em 20/11/2012 16h01

O diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e de Inclusão Social do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Guilherme Lacerda, palestrou para cerca de 200 empresários de Manhuaçu na noite desta segunda-feira, 19, no espaço da Boate Aster. O encontro teve como foco discutir o cenário econômico e as oportunidades para as empresas da região.

Voltado aos empresários e diretores de vários segmentos, o encontro empresarial reforçou a grande oportunidade que o setor privado tem de interlocução com o BNDES, especialmente por intermédio de uma pessoa conhecedora da realidade local, como é o caso do diretor Lacerda, que é de Manhuaçu. “Guilherme Lacerda cresceu em Manhuaçu, sempre defendeu a cidade e isso faz dele, além de conhecedor, sensível às nossas carências com relação às políticas do banco”, pontuou o empresário e vice-presidente da ACIAM, Moisés Pêsso.

O presidente em exercício da ACIAM, André Farrath, considerou o evento um grande sucesso. “Tivemos um público muito seleto e que mostrou o interesse do nosso empresariado. Trouxemos essa palestra para apresentar as possibilidades de crédito para as empresas e mudar um pouco esse hábito da região. Com mais crédito, as empresas têm condições de se desenvolver e expandir sua atuação”.

DESENVOLVIMENTO

Em sua apresentação, Lacerda enumerou algumas das linhas de crédito e modalidades de financiamento do BNDES e bancos parceiros e fez também um retrato da realidade de Manhuaçu.
“O BNDES é um banco público para executar políticas do Governo Federal para fortalecer e criar condições para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, que predominam aqui na microrregião de Manhuaçu. O crédito é fundamental, mas ao lado dele empreendedorismo, criatividade e inovação tecnológica. É importante criar um ambiente favorável para que as empresas se desenvolvam e gerem progresso para a cidade. Já estão crescendo e temos bons exemplos de parcerias”, ressaltou o diretor.

O BNDES já emprestou, nos últimos seis anos, mais de 22 milhões de reais para empresas de Manhuaçu. Atualmente, 366 possuem o cartão BNDES e 31 vendem pela modalidade facilitada de crédito. Somente neste ano, até outubro, foram 466 compras realizadas com o cartão BNDES. Para Guilherme Lacerda, há muito espaço para esses números crescerem.

Durante sua apresentação, o diretor do BNDES ressaltou que não adianta apenas o crédito para as empresas e é necessária uma postura focada no desenvolvimento regional: “O setor público deve fazer um esforço grande de criar uma ambiência para atrair negócios e dialogar com o setor privado. Já a iniciativa privada tem que fazer um esforço de se organizar, buscar informações e se mobilizar para levar as demandas do município junto com as lideranças políticas. Às vezes, Manhuaçu não aproveita as oportunidades de parceria com os Governos Federal e Estadual.  Tem vários programas que podem ser acessados e eu penso que o momento agora é de união. Às vezes, na época de eleição acontecem disputas e isso é normal, mas agora é momento de parceria, em que os empresários exercem um papel importante. Manhuaçu é uma cidade de 80 mil habitantes, mas a população que circunda o município é de mais de 300 mil e por isso tudo tem que ser pensado em termos regionais”.

Já o presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), aproveitou a presença de Lacerda para pedir o empenho dele por questões de interesse de Manhuaçu. “Eu fiz um pedido a ele que interviesse junto ao Governo Federal para que possamos conseguir executar o contorno rodoviário que tanto precisamos. Como presidente da Associação Comercial, tenho consciência de que o futuro de Manhuaçu passa pela realização dessa obra. Não será um deputado ou uma pessoa sozinha que vai conseguir promover isso. Precisamos de todos os deputados com interesse na região de Manhuaçu, de todos os manhuaçuenses que têm influência no Governo Federal, necessitamos do prefeito eleito, dos vereadores eleitos, enfim, de todos os interessados se unirem por essa reivindicação”.

HOMENAGEM

Na noite festiva, os diretores da ACIAM, André Farrath, Toninho Gama, Juarez Pena e Moisés Pêsso entregaram ainda uma homenagem especial a Guilherme Lacerda. Ele foi agraciado com o Diploma Mérito Empresarial Presidente Alcino Salazar, em reconhecimento às ações em favor do desenvolvimento local.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.