O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Comércio de Manhuaçu (Sintracom), Sindicato do Comércio de Manhuaçu (Sindicomércio), e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) definiram o horário especial para o funcionamento do comércio da cidade no período que antecede as vendas do final de ano.
A tabela de horário foi definida de modo que empresários, funcionários e clientes possam ser atendidos. Segundo a escala, o funcionamento ficará da seguinte forma:
Entre os dias 10 e 14 – funcionamento de 09 às 20h.
Dia 15 (sábado) – funcionamento de 09 às 16h.
Entre os dias 17 e 21 – funcionamento de 09 às 22h
Dia 22 (sábado) – funcionamento 09 às 18h
Dia 23 (domingo) – funcionamento de 09 às 16h.
Dia 24 (véspera de natal) – funcionamento de 09 às 21h.
No dia 31 de dezembro - (segunda-feira) não haverá expediente no comércio.
ACORDO
A escala de funcionamento do comércio no fim de ano é uma exigência do Ministério do Trabalho para fins de fiscalização. Em Manhuaçu, o acordo entre as entidades sindicais tem como foco facilitar as compras, principalmente para os consumidores de cidades vizinhas.
O presidente da CDL, Fernando Lima, considera que o esquema de horários vai permitir que todos sejam beneficiados: “Foi uma ideia brilhante dos sindicatos de chegarem a uma tabela de horário favorecendo os empresários, os funcionários e os clientes. O horário estendido dá condições para que o comércio funcione de modo especial nesses dias, inclusive para os consumidores da região. A CDL Manhuaçu ficou muito satisfeita e vai oferecer os serviços de proteção ao crédito nesse mesmo esquema de horários”.
No encontro em que anunciaram a escala, os dirigentes ainda formalizaram o entendimento sobre a compensação do dia 23 de dezembro como folga no dia 31.
O presidente do Sintracom, Adauto Abreu, diz que a grade definida vai garantir as vendas dos lojistas e o descanso dos trabalhadores. “O horário garante as vendas dos lojistas, o trabalho dos funcionários e organiza o comércio. Esse horário diferenciado é interessante para o incremento nas vendas, mas também é importante ter um horário para os trabalhadores pararem. Numa novidade, as lojas abrirão no domingo, dia 23, mas já ficou acertado que será compensado no dia 31 de dezembro, que é uma segunda-feira, como folga para os trabalhadores”, explica.
O presidente do Sindicomércio, que representa os empresários, Henrique César, conta que as compras do fim de ano de toda a região ficam mais fáceis a partir da definição de horário. “Antes de nos reunirmos, fizemos um levantamento com empresários e foi de uma aceitação muito grande essa escala. Iremos fazer uma ampla divulgação para que as pessoas não deixem para a última hora suas compras de Natal. A partir do dia 10, os consumidores já podem aproveitar esse diferencial. O comércio de Manhuaçu está aberto em horário especial para que todos possam comprar com tranquilidade e antecedência”.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com