A Administração de Manhuaçu concluiu a segunda etapa do programa de revitalização da iluminação pública de várias ruas de maior movimento na cidade. O investimento é uma das ações lançadas pelo Governo Municipal no ano passado e tem aplicado somente recursos próprios. Com lâmpadas mais eficientes, a Prefeitura Municipal melhorou a iluminação e ainda a segurança de várias ruas e avenidas.
O serviço de substituição incluiu a troca de lâmpadas e dos suportes (braços) nos postes por outros maiores e mais altos. Segundo o prefeito Adejair Barros, as lâmpadas de vapor de mercúrio deram lugar a lâmpadas de vapor de sódio, o que dá uma maior luminosidade, e consequentemente, uma melhor condição de segurança a todos. “Além de melhorarmos o visual dessas ruas estamos agindo de forma que a claridade também iniba a ação de marginais”, destaca Adejair Barros.
No ano passado, foram executados os serviços dos principais corredores de tráfego da cidade: ruas Antônio Welerson, Júlio Bueno, Olímpio Vargas, Capitão Rafael, Felipe Nacif, Salime Nacif e Juventino Nunes e as avenidas Tancredo Neves e Prefeito Jorge Said Chequer (frente ao cemitério Campo das Flores).
O investimento de 260 mil reais foi feito totalmente com recursos da prefeitura. Não há aporte financeiro de empresa do setor de energia elétrica e nem dos governos federal e estadual.
Foi substituída a iluminação das seguintes ruas: Ruas Coronel José Pedro, Leandro Gonçalves, João Claudino, Ismar Estanislau, Antônio Rodrigues Lomeu, Lafaiete Sabido, Alceste Nogueira da Gama, Amintas Campos, Randolfo Baião, Glenan Lucas Heringer, Papa João Paulo I, Etelvino Guimarães, Faustino Amâncio, Reverendo Antônio Godoy, Nudant Pizelli, Luiz Rodrigues Sette, Luiz Cerqueira, Desembargador Alonso Starling, Frederico Dolabela, Maestro Filomeno dos Santos, Joaquim Gonçalves Dutra, Mauá, Alencar Soares Vargas, Herondino Pereira Xavier, José Cláudio Hott, Mellin Abi-Ackel, Dário Grossi e Ailton Alves dos Santos. Além disso, a iluminação foi substituída no entorno das praças Doutor César Leite, Antônio Brum e Martins Fraga.
“Estamos melhorando a iluminação, que estava fraca e deficiente e padronizando os ‘braços’. Eles ficam com um visual mais bonito e ainda melhoram a eficiência. Em todos os locais, trocamos as lâmpadas de 150 watts por outras de 250 watts de vapor de sódio”, afirma o Prefeito Adejair Barros. Ele salientou que trechos de ruas e avenidas mais largas recebem lâmpadas de maior potência.
O prefeito Adejair Barros ainda informou que a ideia do programa foi substituir luminárias e lâmpadas antigas por outras mais modernas e econômicas em vários bairros. “O investimento foi feito somente com recursos próprios, por isso não podemos fazer tudo de uma vez”, enfatiza.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com