Comitiva formada por integrantes do atual governo e da futura gestão de Manhuaçu esteve reunida com o Secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz para definir as questões do presídio. O encontro teve a presença do prefeito Adejair Barros, o prefeito eleito Nailton Heringer e o Deputado Estadual Sebastião Costa.
Na semana passada, uma comunicação do Governo de Minas ameaçava transferir a obra de Manhuaçu para outra cidade por dificuldades no terreno adquirido próximo a Ponte do Silva e Vila Formosa.
Depois de um primeiro encontro com o Secretário de Governo Danilo de Castro, o prefeito Adejair Barros convidou o prefeito eleito Nailton Heringer para uma segunda reunião marcada com o Secretário Rômulo Ferraz. “Como eram compromissos grandes e que deveriam ser assumidos também pelo futuro governo, achei importante a presença do prefeito eleito Nailton Heringer. A Prefeitura de Manhuaçu assumiu a terraplanagem e a construção das redes de água e de esgoto. Eu considero investimentos pequenos em função do tamanho do benefício que será o novo presídio”, argumentou Adejair Barros.
Para o prefeito eleito, Nailton Heringer, a reunião foi fundamental para evitar que Manhuaçu perdesse esse investimento. “Conseguimos reverter uma tendência de perdermos uma grande obra. O presídio é de suma importância para a segurança pública no município. Ficou acertado esse compromisso de fazermos a infraestrutura, já que o terreno foi adquirido tempos atrás e entregue ao Estado. Fico feliz pelo encontro e acredito que era necessário assumirmos esse compromisso em conjunto. Embora vamos mudar de gestor, temos metas que serão mantidas, uma delas é a construção do novo presídio”, justificou Nailton Heringer.
As obras de infraestrutura e preparação do terreno devem ser iniciadas em 2013. O Estado condicionou o início da construção do presídio à realização das melhorias no local.
A comitiva foi integrada pelo Juiz Dr. Vinícius Dias Paes Ristori, o Deputado Sebastião Costa, o Tenente-coronel Luiz Carlos Rhodes (Comandante do 11º BPM), o presidente eleito da OAB/Manhuaçu Alex Barbosa de Matos, os membros da comissão de transição Dr. Antônio Carvalho, Dr. Magnum Fernandez e Fábio Soares, a presidente da APAC Dra. Denise Rodrigues, o representante da ONG Pró Rio Manhuaçu Keller Filgueiras, o Diretor Regional dos Correios Pedro Amengol e vereador eleito Sargento Anizio.
PROJETO
O projeto do presídio de Manhuaçu retira a antiga e limitada cadeia de dentro da cidade e terá uma estrutura prisional que oferecerá todas as condições para que o preso seja ressocializado, durante o período em que estiver sob a custódia do Estado. A estrutura prevista tem todas as condições que a Lei de Execuções Penais exige. O projeto prevê escola, consultório médico, espaço para visita íntima e as possibilidades de acompanhamento na ressocialização e o convívio com outras pessoas.
Carlos Henrique Cruz / Senisi Rocha – Fotos Divulgação