Coordenadores, professores e monitores da rede municipal de ensino de Manhuaçu receberam o certificado do curso do Programa de Informática (Proinfo). A realização foi da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME-MG), para municiar de informação os profissionais da área da educação no mundo da "era digital".
Durante sete meses, os 43 participantes tiveram aulas teóricas e práticas, descobriram a importância da informatização para a execução de suas tarefas, bem como a acessibilidade a tanta informação em tempo real. Agora, eles terão mais facilidade para estarem desenvolvendo suas atividades nas escolas, multiplicando o conhecimento aos outros professores e agilizando as tarefas cotidianas.
Para eles, o momento foi singular depois de enfrentarem obstáculos, descobrirem pontos fundamentais da informática e, ainda a vantagem que a informática trará para as atividades enquanto gestores. A formanda Magali Gomides Borel, disse de sua satisfação em estar concluindo o curso pelo Proinfo. Segundo ela, os sete meses passados serviram para uma nova descoberta no mundo da informática. "Com o avanço tecnológico, as coisas ficam mais fáceis para serem constituídas. Com o advindo da tecnologia, há a necessidade de estarmos sempre buscando o aprimoramento, para aplicarmos na administração da escola e ao nosso cotidiano",ressalta Magali Gomides Borel.
Secretário de Educação fica orgulhoso com o resultado
Bem à frente, a frase de Bill Gates dizia que “meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história”. Assim sendo e, a certeza da missão cumprida, o Secretário Municipal de Educação de Manhuaçu, Eduardo Portilho destacou a importância dos 43 formandos estarem vislumbrando um passo à frente para oferecer o melhor aos alunos e as atividades.
Realizado com a etapa de trabalho e muitos obstáculos vencidos, Eduardo Portilho foi categórico durante o discurso, ao ressaltar que cada professor formando demonstrou sua habilidade, sensatez e a vontade para se qualificar. “Isso me deixa orgulhoso, em saber que estou encerrando meu ciclo de trabalho, mas deixando algo para que tenha continuidade nos projetos desenvolvidos. Todos que aqui estão, certamente são pessoas comprometidas com a educação”,ressaltou o secretário.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com