O setor do Programa Escola Ativa,da Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu encerrou o ano letivo em encontro marcante com seus 38 professores, das classes multisseriadas da zona rural. Durante o ano foram inúmeras reuniões para estudarem os módulos, na busca do aperfeiçoamento com o objetivo de buscar melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes das escolas do campo, aplicando uma metodologia específica para as crianças até o 5º ano do ensino fundamental, que são assistidas de formas diferenciadas.
Com toda atenção, os professores que trabalham com o programa separam os estudantes por grupos de acordo com o ano.São oferecidos aos alunos, livros didáticos específicos e espaço de pesquisa nas escolas. Os professores do programa Escola Ativa são capacitados para o desenvolvimento da metodologia do projeto, a fim de otimizar os resultados da ação.
A coordenadora do projeto e pedagoga, Jurema Costa conta que o trabalho e as atividades encerram com um resultado positivo, metas alcançadas, educadores felizes com o avanço obtido em cada escola multisseriada. "Tivemos alguns obstáculos, que foram superados por acreditarmos que a educação se faz com a vontade de transformação. Toda a metodologia foi aplicada adequadamente, para garantir a educação de qualidade no campo dentro do projeto Escola Ativa",explica Jurema Costa.
Homenagem e emoção
Como forma de agradecimento, a coordenadora do Programa Escola Ativa ofereceu um requintado café da manhã (Delma Buffet) aos participantes. O momento serviu também para os professores agradecerem e homenagearem o Secretário Municipal de Educação, Eduardo Portilho pelo apoio, paciência, incentivo e por acreditar no Programa Escola Ativa.
Muitos professores não conseguiram conter as lágrimas, ao despedirem do Secretário Eduardo Portilho,que durante sua gestão foi sempre "conselheiro"daqueles professores, que tinham a vontade de vencer.
Ao fazer suas considerações, Eduardo Portilho foi ponderado. Disse que sua esperança é sentir a verdadeira transformação social, através da educação e orgulhar por ter feito sua parte. "Vocês professores, podem ter certeza de que por onde eu passar, sempre me lembrarei de cada um e a certeza de que estão cumprido o papel de educadores",disse o secretário.
A coordenadora do programa Escola Ativa, Jurema Costa também agradeceu ao secretário de educação pelo incentivo. "Ao nosso querido professor Eduardo,nosso carinho e gratidão",sintetizou.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com