O Projeto Roda de Conversa, que objetiva trabalhar no enfrentamento do crack e demais drogas, tem alcançado um resultado satisfatório através do esforço de um grupo de profissionais da área social. O projeto é da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana (FUMAPH), COMAD e parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social. O trabalho de prevenção ao uso de drogas está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes no município, a fim de despertá-los para o risco das drogas e como evitá-las.
De acordo com a coordenadora do projeto, Anízia Jesuína, a demanda aumentou ultimamente. Agora, o grupo está fazendo com que o trabalho seja desenvolvido nas escolas, com temas específicos escolhido pelos diretores, mas sempre abordando a “prevenção”. A equipe esteve na última semana em três escolas. Na E.E São Vicente de Paula foi abordado o tema “Valores na Vida e na Escola”. Na E.E. João Xavier da Costa foi trabalhado o tema Prevenção ao uso de Droga, bem como na E.E Manhuaçu (Polivalente) e, no CAIC - o tema foi “Família”.
Anízia Jesuína explica que o trabalho nas escolas está sendo positivo, pois as crianças e os adolescentes têm participado, e, na maioria das vezes até contado experiências vividas pelas mesmas.
As escolas abraçaram o projeto e querem melhoria na educação das suas crianças, na questão relacionada às drogas. Anízia Jesuína ressalta também que os alunos da AABB comunidade têm sido parceiros no acompanhamento, na realização de suas apresentações, para abrilhantar o projeto de enfrentamento ao crack, através das ações do programa “roda de conversa”.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com