Portal Caparaó - Simonésia se mobiliza contra dengue
Geral

Simonésia se mobiliza contra dengue

31/01/2013

A Secretaria de Saúde de Simonésia, através do Setor de Vigilância em Saúde e Setor de Epidemiologia estão adotando medidas emergenciais para conter o avanço da dengue na cidade. José Augusto Gerente de Endemias, Fernando Bento Secretário de Saúde, Wesley Noberto Coordenador dos PSF’s e Jefferson Cerqueira Coordenador da Epidemiologia se reuniram com suas respectivas equipes em prol das ações que começaram na semana passada. A administração tem desenvolvido o cerco bloqueio, eficiente medida no combate ao mosquito.

Somente este ano, foram feitas 122 notificações e pelo ou menos 17 pessoas teriam apresentado os sintomas, seis casos já foram confirmados oficialmente através de exames laboratoriais como sendo dengue. Dados da Secretaria de Saúde indicam que, somente em 2009 no mesmo período é que foi registrado um caso da Dengue clássica, na cidade.

De acordo com o Gerente de Endemias, José Augusto, foram encontrados focos do mosquito, em praticamente todos os bairros da cidade, inclusive nos distritos, São Simão do Rio Preto e Alegria. “Existem focos e há também mosquitos voando, mas nós da vigilância epidemiológica, não paramos nem um minuto se quer e estamos fazendo plantão para acabarmos com o mosquito. Estamos vistoriando as casas e fazendo aplicação de inseticida para eliminar os mosquitos e também criadouros” destacou.

A situação é alarmante. “Estamos vivendo uma situação atípica, mas em momento nenhum fugiremos de nossas responsabilidades de garantir que a saúde e segurança das pessoas estejam em primeiro lugar. O poder público está fazendo a sua parte, mas também precisamos da participação de todos os segmentos da sociedade, é essencial neste momento que todos possamos dar as mãos para não deixar que vire uma epidemia”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Bento.

O combate intensivo ao mosquito da Dengue em Simonésia conta também, com o carro fumacê, para ajudar a eliminar os mosquitos transmissores da Dengue já na fase adulta.

O carro circula pelas ruas da cidade de 5h às 8h da manhã e das 17h às 21h, pois de acordo com o gerente de endemias do município, é o período em que o mosquito prefere para voar e picar as pessoas.

Divino Augusto - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.