O Prefeito Nailton Heringer anunciou, na sexta-feira, 01/02, a nova composição e as diretrizes do Departamento de Esportes da Prefeitura de Manhuaçu, a partir da gestão 2013-2016.
O Chefe do Executivo de Manhuaçu deixou claro que a Prefeitura passará por uma estruturação e um realinhamento de sistemas e funções, para otimizar as ações de governo e principalmente tornar os serviços e atendimentos aos manhuaçuenses mais eficientes e com maior qualidade. Segundo Heringer, toda a análise passará também por uma avaliação de custo. Com este pensamento, áreas nobres como a do Esporte sofrerão mudanças para que o seu alcance seja ampliado.
“A Secretaria Municipal de Esportes de Manhuaçu foi criada em 2006, portanto é algo recente e o movimento esportivo em nosso município não surgiu somente depois da sua criação. Não acreditamos que neste momento a nomenclatura é o mais importante, mas o remodelamento definitivo é que vai definir a nova estrutura para o Esporte e outros setores da Prefeitura. O que estamos implantado é uma concepção nova de trabalhar as atividades esportivas em Manhuaçu, que necessariamente passarão pelas áreas da Educação, Saúde e também Social” – declarou o Prefeito. Segundo ele nenhuma prática esportiva será desprezada e por meio de um planejamento e investimentos adequados todos receberão apoio e valorização.
NOVA DIRETORIA
A nova diretoria, compostas inicialmente por três pessoas totalmente ligadas ao esporte e com experiência na área, foi nomeada pelo prefeito nesta última sexta-feira, 01. O diretor do departamento, Victor Rocha, licenciado e bacharel em Educação Física, é o responsável por elaborar o projeto para o esporte municipal. A equipe será composta também por Renan Franklin, que já atua em projetos sociais ligados ao esporte e Ubiratan de Araújo, que trabalhou diversos anos com escolinhas de futebol em cidades da região é outro grande integrante da equipe.
Este grupo trabalhará para a implantação do projeto que tem como objetivo trazer à sociedade não só lazer, mas também cultura, educação e saúde. Por meio deste trabalho, crianças serão incentivadas aos estudos; adultos, jovens e adolescentes serão distanciados das drogas e do crime; e, também idosos participarão de trabalhos específicos, como ginásticas laborais e outras formas de lazer.
O projeto será aplicado nas unidades de esporte já instaladas nas comunidades do município e que geralmente ficavam abandonadas e em condições precárias. O bom uso destes ambientes para projetos sociais, aulas e realização de competições fará com que eles estejam sempre conservados, prontos para beneficiar a comunidade.
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
O Departamento de Esportes, que está sendo estruturado, elaborou uma lista com as principais competições que serão realizadas no município. Algumas destas competições, consideradas tradicionais, passarão por uma reestruturação, visando maior organização, beneficiando os atletas e as comunidades.
Além do futebol, outras modalidades foram inclusas e, a partir deste ano, farão parte do calendário esportivo da cidade. “Precisamos ser humildes o suficiente para reconhecer que alguns trabalhos que deram certo vão continuar, talvez melhorando somente a organização. Incluímos também outras atividades que irão atrair toda a sociedade, independente da idade ou sexo” – enfatizou o diretor Victor Rocha.
A restauração da cultura está inclusa neste calendário esportivo. Algumas competições receberam nomes culturais e que rapidamente despertarão a curiosidade da população. Esta é uma das metas para esta administração, restaurar a cultura por meio também do esporte.
Confira abaixo as principais competições propostas para este ano:
Campeonato de Futebol dos Bairros
Taça Municipal de Futsal
Jogos Escolares Municipais (JEM)
Campeonato de Futebol Distrital
Copa Bandeirantes de Handebol
Ruas de Lazer
Corrida Rústica Serafim Tibúrcio
Projetos Sociais nas Escolas
Copa da República de Vôlei Feminino e Masculino
Copa Boró de Ciclismo
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Manhuaçu