A Polícia Civil de Manhuaçu prendeu cinco pessoas depois de flagrar um esquema para fraudar o exame de legislação na Banca Examinadora do Detran-MG, durante a tarde de quarta-feira, 06, no bairro Alfa Sul.
A história foi descoberta por volta de 15 horas. As provas de legislação estavam acontecendo numa escola e um dos examinadores de trânsito notou que havia dois documentos de identidade adulterados (com as fotos trocadas).
Imediatamente, foram identificados os dois rapazes que tentavam se passar pelos candidatos para fazer a prova. Júlio César da Silva Miranda, 24 anos, e Carlos Magno Nogueira de Souza, 24 anos, receberam entre 300 e 500 para sair de Campos dos Goitacazes/RJ e virem a Manhuaçu fazer a prova no lugar dos candidatos Antônio Domiciano Aguiar e Roberto Cláudio da Silva.
Como os exames foram marcados pelo Centro de Formação de Condutores de Luisburgo, a Polícia Civil foi atrás do diretor da autoescola. Ele negou conhecer o dois “candidatos falsos” e alegou que quem teria marcado os exames seria Ronisvaldo Henrique Moreira, o Roninho, que está assumindo a autoescola dele.
Ronisvaldo disse que, na semana passada, durante o exame de legislação, foi apresentado pelo antigo dono do CFC a várias pessoas que estavam naquele local como sendo o futuro diretor geral de sua autoescola.
Segundo Ronisvaldo, alguns minutos depois foi procurado por uma das pessoas, que se identificou como “Daniel, lhe pedindo o telefone de contato. Alguns dias após, o tal Daniel entrou em contato por telefone dizendo que se tivesse interesse em ajudar algum candidato com dificuldades em passar em exames de legislação, era para mandar a carteira de identidade do candidato mais 1.200 reais que o resto ele resolveria.
Roninho então conversou com dois amigos e ex-alunos: Antônio Domiciano Aguiar e Roberto Cláudio da Silva, oferecendo para ajudá-los uma vez que sabia que eles estavam com dificuldades de passar no exame de legislação. Se desse certo, pagariam 1.200 reais.
Ambos aceitaram e lhe passaram as carteiras identidade, que foram envaidas para Campos dos Goitacazes via sedex no endereço de Carlos Magno.
Ronisvaldo encontrou com os falsários, próximo a antiga Fumaph, e entregou o comprovante de marcação de exames para que eles fizessem as provas no lugar dos candidatos.
Antônio Domiciano Aguiar foi localizado e afirmou que Ronisvaldo ofereceu para ajudá-lo no exame por mil reais. O outro candidato não foi encontrado, já que estava em Lajinha.
Os envolvidos foram levados para a delegacia. A delegada Dra. Lujan Pinheiro de Souza ratificou a prisão e todos foram recolhidos ao Presidio de Manhuaçu à disposição da justiça.
A ação envolveu a atuação dos policiais civis Reinaldo de Mello Rodrigues, Fabiano Sathler Nobre, Fernando Ribeiro da Silva, Mirian Ferreira Paiva Gomes, Eldemburgo Gonçalves de Carvalho, Maycon de Freitas Meira, Wendel Demarque Fernandes e Ricardo Emiliano da Silva.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com