Portal Caparaó - Com placas escolas apresentam notas do IDEB
Geral

Com placas escolas apresentam notas do IDEB

26/02/2013 - Atualizado em 26/02/2013 06h19

Escola Maria de Lucca Pinto Coelho

Escola João Xavier da Costa - Engenho da Serra

Escola Eloy Werner - Realeza

Escolas em toda a área da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu promoveram a instalação das placas com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ação foi simultânea em todo o estado.

Em Manhuaçu, a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Patrícia Fialho, participou do ato na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho. A solenidade contou com a presença do diretor da escola, Marcelo Mendes; os vices Élio Romeiro e Ivone, professores e alunos. Nas outras escolas, representantes da equipe pedagógica da superintendência também acompanharam a inauguração das placas.

Com apresentação de um coral formado por alunos, a placa foi apresentada. Ao lado dela, dois banners explicam detalhadamente as metas e os resultados históricos da escola.

O diretor Marcelo Mendes comemorou os resultados alcançados pela escola. “O Ideb de 2011 mostrou que tivemos avanços significativos no ensino. Nos anos iniciais, atingimos uma nota de 6,2, que era previsto pelo Estado apenas para 2017, em termos de meta. Esse é um motivo para comemorarmos muito, pois coroa o trabalho de toda uma equipe de educadores que estão engajados em trabalhar a educação como meio de transformação social”, felicitou.

Todas as escolas da rede estadual receberam a placa do Ideb. O objetivo, segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Patrícia Fialho, é dar transparência das notas e resultados alcançados por cada instituição de ensino. “Com esta ação, o Governo do Estado quer mostrar para a comunidade a situação real das escolas para que os educadores trabalhem em cima das deficiências e melhor o que já está positivo. Acreditamos que a família tem papel fundamental nas conquistas e na melhoria da qualidade do ensino”, comentou Patrícia.

Na Escola Estadual João Xavier da Costa, no Bairro Engenho da Serra, a diretora Vânia Carneiro e vários alunos das turmas do período vespertino descerraram a placa juntos. “Resolvemos fazer esse momento especial com a participação de todos. A expressão deles é de felicidade e de participação, afinal é um resultado que depende do comprometimento de todos”, declarou.

Em Realeza, a Escola Estadual Dr. Eloy Werner também mobilizou os alunos do turno da tarde. O diretor Júlio Caetano destacou projetos e ações que estão auxiliando os avanços da escola e ressaltou a participação dos professores e das famílias nos resultados.

TRANSPARÊNCIA

A orientação da Secretaria é de que as placas sejam instaladas em local de fácil visibilidade, na entrada das escolas. A rede estadual mineira é a pioneira no país nessa iniciativa, que objetiva motivar uma política de transparência em relação aos resultados. Cerca de três mil escolas, em todo o Estado, tiveram placas instaladas.

No Ideb, as escolas são avaliadas ao final de cada ciclo de ensino — no fim dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao fim do ensino médio. O índice, portanto, gera resultados para o 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Como o Ideb não gera resultados por escola no ensino médio, uma vez que a avaliação é aplicada de forma amostral, somente escolas que oferecem o ensino fundamental receberam as placas.

Cada placa trouxe o índice obtido pela escola no nível de ensino avaliado referente ao ano de 2011, o último no qual o Ideb foi aferido. Tomando como base uma régua com a escala de 1 a 10, o interessado poderá conferir qual foi o índice obtido pela instituição. Acima da régua, é possível conferir o Ideb médio das redes públicas do município no qual a escola está localizada, além do Ideb da rede estadual mineira naquele nível de ensino.

Além da instalação das placas com os resultados do Ideb em todas as escolas estaduais de nível fundamental, os desempenhos das escolas também podem ser consultados pela internet.
O internauta deve digitar o nome da escola e selecionar a localidade e poderá, então, saber qual foi o Ideb obtido pela escola em 2011. O interessado também poderá verificar também o Ideb da instituição nos últimos três índices (2007, 2009 e 2011) e conhecer o histórico da escola na avaliação. Para acessar os resultados pela internet basta digitar o endereço www.educacao.mg.gov.br/ideb.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.