Nos últimos dias, a movimentação intensa de máquinas pesadas na área conhecida como Clube do Sol, às margens da BR-262, tem chamado a atenção de quem passa no local. Trata-se do início das obras de construção dos 288 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade.
Em recente reunião na Câmara Municipal, o Gerente Geral da Agência da Caixa Econômica Federal de Manhuaçu, Lusio Francisco Marçal Coelho, fez o anúncio oficial do início das atividades de construção do Programa Habitacional no município, relatando os esforços e desafios vencidos para que esta conquista social se consolidasse, colocando a cidade entre as duzentas primeiras do Brasil a efetivar este Programa do Governo Federal.
“Os 288 apartamentos serão concedidos às famílias selecionadas pela Prefeitura. A obra teve início neste mês de Janeiro, com previsão de término de quinze meses, sendo executadas pela Construtora Alfa, a vencedora do certame. Após este prazo, esperamos entregar as chaves para estas famílias. A obra é construída com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), recursos da União, para famílias com renda entre zero e três salários mínimos. Estes beneficiados deverão pagar durante dez anos, o valor mensal correspondente a 5% da renda bruta familiar, ou R$ 25,00, o que for de maior valor”, explicou Lusio.
Conforme o projeto de construção, o local será um condomínio fechado, com área de lazer, garagem, guarita e totalmente murado, com instalações confortáveis, proporcionando comodidade às famílias.
A proposta é que programa habitacional tenha sua continuidade em Manhuaçu, após esta primeira etapa. “A intenção do Governo Federal é tirar as famílias das áreas de risco e em casas muito ruins. A expectativa é muito grande para favorecer as pessoas que vivem em condições desumanas. A construção destes 288 apartamentos representa um primeiro passo. Assim que tudo estiver pronto, esperamos fazer mais dois projetos destes, com o propósito de construir um total de mais de 800 apartamentos em Manhuaçu”, anunciou Lusio.
A Câmara de Vereadores tem acompanhado todas as etapas deste processo, atendendo as determinações do Governo Federal, de modo a viabilizar a consolidação deste programa habitacional na cidade.
Recentemente, a Prefeitura construiu acesso ao local pela BR-262.
Thomaz Júnior