Portal Caparaó - Manhumirim se mobiliza para combater a dengue
Geral

Manhumirim se mobiliza para combater a dengue

28/02/2013 - Atualizado em 28/02/2013 11h41

Desde que iniciou o mandato em janeiro deste ano, uma das preocupações da prefeita de Manhumirim, Darci Braga, tem sido os surtos de dengue que atingem cidades vizinhas e outras não tão próximas, mas frequentadas pelos manhumirienses.

Empenhada na causa e buscando evitar que a doença se prolifere no município, a solução encontrada pela prefeitura foi formar parcerias entre as secretarias de Saúde, Educação e Obras para reforçar os serviços de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

Segundo a assessoria de imprensa, apesar de haver casos suspeitos de dengue, Manhumirim é um dos poucos na região onde não foram constatados surtos da doença. Como a Secretaria de Saúde ainda está investigando se a contaminação ocorreu mesmo dentro do município, o principal alerta feito à população é o de que seja executado um serviço urgente de combate ao mosquito transmissor.

Para isso, é fundamental que cada morador fiscalize sua residência, cubra caixas d’água e elimine quaisquer materiais que sirvam para o acúmulo de água e desenvolvimento das larvas do mosquito.

Capacitação profissional e informação ao público

Desde o começo de janeiro, o Centro Municipal de Epidemiologia, que é um dos setores responsáveis pela prevenção e combate ao Aedes Aegypti, vem realizando palestras e atividades de educação continuada para agentes comunitários e outros profissionais de saúde.

O objetivo das capacitações é instruir os profissionais da secretaria para a divulgação de informações úteis, reconhecimento de locais que sejam criadouros do mosquito e atendimento aos usuários do SUS com sintomas da dengue. Além da distribuição de folders e cartazes pelo comércio da cidade, a rádio local tem sido outro veículo de informação utilizado constantemente nos serviços do Centro.

Desfile de 16 de Março abordará dengue

Apesar das epidemias de dengue serem características do período de verão, a conscientização através das escolas e outras instituições deve ser realizada o ano inteiro.  Neste primeiro semestre, um dos marcos do serviço acontecerá durante o tradicional desfile de 16 de Março, data em que é comemorado o aniversário do município. Pela primeira vez em 89 anos, Manhumirim festejará sua emancipação desfilando temas relacionados à saúde, entre eles as responsabilidades dos cidadãos no combate à dengue.

Limpeza urbana

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos é outra aliada forte no combate ao Aedes Aegypti. Com o apoio do Centro de Epidemiologia, ela realizou no último final de semana (23 e 24) o primeiro mutirão especial de limpeza urbana para prevenção à dengue.  O diferencial deste serviço, que é rotineiro na Secretaria, foi o acompanhamento de técnicos da Epidemiologia para a coleta e investigação de amostras.

De acordo com a prefeita Darci Braga, outras atividades serão realizadas para combater o mosquito da dengue, entre elas mais investimentos na limpeza urbana. Vale lembrar que, entre janeiro e fevereiro, a secretaria de obras retirou aproximadamente 50 toneladas de lixo das ruas de Manhumirim e, segundo o secretário responsável, isso ainda é uma porcentagem mínima do que vinha sendo acumulado desde o último bimestre de 2012.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.