Santana do Manhuaçu entrou em estado de alerta devido ao alto índice de casos comprovados e suspeitos da doença. O número de notificações aumentou consideravelmente. Somente na segunda-feira, foram 98 atendimentos suspeitos. Aulas nas escolas foram suspensas. A estimativa é de mil notificações de pessoas com sintomas de dengue.
Além de combater os focos do mosquito da dengue, a preocupação da Secretária de Saúde de Santana do Manhuaçu é conter o avanço da doença. A maioria dos casos está concentrada na cidade e a ação é evitar que o problema se alastre para os distritos e comunidades rurais.
Entre as medidas adotadas, está a suspensão das aulas e a criação de uma força tarefa com equipes da Secretaria de Saúde, composta por enfermeiros, técnicos da Funasa, agentes de saúde e voluntários. O grupo está fazendo mutirão de combate aos focos do mosquito, realizando visitas nas casas levando informações aos moradores e fazendo limpeza de lotes.
Segundo o Secretário de Saúde do município, Ricardo Mendes de Assis, a dificuldade maior é a compreensão da população. “A população precisa ajudar na limpeza, eliminando os locais que acumulam água parada. Infelizmente, teve locais que, logo após a realização da limpeza, algumas pessoas sujaram tudo novamente. O quadro é alarmante e temos que conter o mosquito transmissor”, argumenta.
Quanto ao número de casos da doença registrado no município Ricardo explicou que não se sabe precisar, pois muitas pessoas apresentam o sintoma, fazem o exame e após pegarem o resultado, não se apresentam na secretaria para fazer o registro. A estimativa de notificações é que chegue a mil casos.
O morador Marco Antônio, “o Marquim Carioca” foi uma das pessoas que recebeu a visita dos agentes de saúde e foi elogiado por manter o seu quintal limpo. “Se todos nós fizermos a nossa parte, acredito que a situação em nossa cidade estaria diferente. Eu me preocupo muito com isso, por isso sempre mantive o meu quintal limpo, mas outras pessoas só fazem isso quando a prefeitura vem limpar. Não podemos deixar só por conta da prefeitura, temos que fazer a nossa parte”, ressaltou o morador consciente.
DEMANDA ENORME
Dr. Vaner Silva Vilaça, médico do Posto de Saúde de Santana do Manhuaçu, diz que a situação no município é preocupante. O número de atendimentos nos postos de saúde quadruplicou nos últimos dias. Os exames estão sendo realizados, mas a demanda é muito grande. Ele estima que 20% da população esteja contaminada.
“O tratamento segue os protocolos do Ministério da Saúde e são atendidos no próprio município. No ultimo final de semana, foram atendidos mais de cem pacientes e três encaminhados para Manhuaçu, com um quadro de sangramento, não chegando a caracterizar dengue hemorrágica. Na última segunda, 25, foram atendidos 98 pacientes no laboratório, uma demanda bem acima da capacidade de atendimento nossa. A situação em Santana do Manhuaçu é preocupante. A população tem que ajudar”, frisou o médico.
Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com