MANHUAÇU (MG) - Para celebrar com entusiasmo mais um aniverário, a direção da Escola Estadual Renato Gusman,situada no Bairro Bom Jardim recebeu convidados e ex-alunos na manhã da última sexta-feira, dia 01/03. A solenidade teve início com a participação da Banda de Música do 11º BPM com a execução do Hino Nacional Brasileiro e outras músicas, que levaram os alunos ao delírio.
Foi exatamente no ano de 1986, que a comunidade do Bairro Bom Jardim recebia o grande presente, instrumento transformador social e, com a responsabilidade de espalhar conhecimento a centenas e milhares pessoas.
O tempo passou para muitos. Para tantos outros, o início da caminhada é agora, pois, o momento traduzia pura emoção.A diretora da escola, Maria da Penha Knupp destaca que há sete anos assumiu a coordenação e, com muito zelo vem trabalhando junto à comunidade sobre a importância do educandário, realçando a supremacia da educação no crescimento da cidadania, além de aproximação com as famílias para tornar o espaço da escola um lugar prazeroso para viver e conviver.
Segundo Maria da Penha Knupp, a participação da comunidade tem sido relevante, inclusive, na última assembleia realizada, a presença dos pais foi fator preponderante para a certeza de que o trabalho tem sido satisfatório. Para a diretora, a presença da família também torna o espaço mais atraente e proveitoso.
Atividades variadas marcaram a data
Além da Banda de Música, apresentações dos alunos, capoeira e música gospel foram atrações importantes para deixar o ambiente mais alegre e aconchegante.Os alunos e professores não esconderam o otimismo, ao perceberem que o momento foi de descontração e de reencontro de ex-alunos, que por ali passaram,deixaram amigos e voltaram para participarem da comemoração dos 27 anos de existência da escola. O cantor Rafael, que forma a dupla "Alex e Rafael" fez questão de atender ao convite da direção da escola. "Estou aqui, revendo o lugar onde aprendi a ser o que sou. Foi aqui que as cortinas e o horizonte se abriram e, isso me conforta por ter colocado em prática o que aprendi com os professores, diretores e com os colegas de sala",disse emocionado.
A diretora Maria da Penha Knupp ressalta que tudo isso retrata que a escola, a direção e os professores estão sempre com a responsabilidade de formar verdadeiros cidadãos, para enfrentarem o mundo. "A gente percebe que, aqueles que passaram por aqui sentem saudade. Por isso que, ao completar 27 anos de existência, a data torna-se singular para todos nós,que somos educadores",ressalta Maria da Penha.
E para fortalecer laços e enriquecer o conhecimento dos alunos, o projeto "super leitores em ação"está em andamento, gincana da paz e, tantos outros que estarão sendo trabalhados,para que os alunos passem a ter gosto pela leitura e fazer jus o lema da Escola Estadual Renato Gusman: "acreditar na educação é espalhar conhecimento e fazer um mundo melhor. Nós acreditamos".
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com