Com a presença de estudantes e jovens de vários bairros e escolas de Manhuaçu, o III Seminário de Desenvolvimento Sustentável foi promovido pela Associação dos Amigos do Meio Ambiente (Ama), Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) com apoio da Prefeitura de Manhuaçu e do Instituto Estadual de Florestas, nos dias 3 e 4.
O objetivo do evento foi trabalhar temas próximos da realidade regional e incentivar a consciência ambiental nos jovens de Manhuaçu. Durante os dois dias, foram realizadas sete palestras.
Eduardo Bazem destacou que os painéis abordaram temas como o aquecimento global e o consumo consciente, além da preservação da fauna e da flora regionais.
O ambientalista destacou, ainda, a importância das ações cotidianas e a mudança de paradigmas para melhoria da qualidade ambiental. "Precisamos reconstruir a nossa relação com a natureza", afirmou. Ele ressaltou a importância da região e a necessidade de se criar nela um amplo corredor ecológico.
TEMAS
A abertura do evento foi marcada com a premiação para o desenho que ilustrou todo o material de divulgação do Seminário e frase-tema deste ano. Os dois alunos que elaboraram os trabalhos foram homenageados.
A primeira palestra foi com o engenheiro florestal e analista ambiental do IEF Kildaire de Lima Brandão sobre a Amazônia. Durante a tarde, o professor Braz Cosenza apresentou a importância dos corredores ecológicos para a preservação da biodiversidade. Ainda no primeiro dia, a professora e Mestre em Ciência Política Milena Alves Guadalupe falou sobre negociações e conflitos na gestão dos recursos hídricos: os comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais.
O segundo dia começou com a apresentação da experiência do Instituto Terra na recomposição da mata atlântica com o gerente da entidade Ricardo Salgado. O professor Tarcísio de Paula (UFV) falou sobre a relação animal e cativeiro e o tráfico de animais silvestres.
A conservação e o manejo do Muriqui do Norte na Mata do Sossego foi destaque na apresentação do biólogo Mestre Carlos Leandro de Souza Mendes. O ambientalista Eduardo Bazem encerrou o evento falando da ação da sociedade civil na conservação do meio ambiente. Carlos Henrique Cruz - 12/12/07 - 18:25 - portalcaparao@gmail.com