A Micro-regional do Sebrae em Manhuaçu promoveu o Seminário de Sensibilização para o Associativismo. O evento objetiva fortalecer o artesanato na cidade através de palestras sobre associativismo, cooperativismo e trabalho em grupo. A iniciativa é resultado do programa Sebrae de Artesanato, já realizado em Manhuaçu.
Segundo Ereni Emerick, técnica da unidade, o Seminário teve como foco fortalecer o público-alvo atendido pelo Sebrae. “Através do curso, percebemos que era preciso fortalecer e integrar o artesão. Eles precisam se unir para ganhar representatividade”, explicou.
Depois trabalhar, nos primeiros três anos, na mobilização, transferência de tecnologia e qualificação, produção e diversificação, o artesanato vai focar associativismo e cooperativismo. O objetivo é conquistar mercados, qualidade e sustentabilidade.
“Tivemos a oportunidade de discutir com os artesãos, através de uma mobilizadora, questões como o encerramento das atividades da primeira etapa do projeto e montar uma agenda com base no associativismo e no cooperativismo”, afirma.
Ereni elogiou o comprometimento dos artesãos que participam do projeto do Sebrae. “Houve uma evolução considerável entre o começo e a preparação para o futuro”.
Segundo ela, o que se busca, a partir de agora, é viabilizar mercado a todos, com uma escala de produção que satisfaça às demandas sem risco de interrupção. “Juntos, os artesãos terão mais condições de criar, trabalhar e comercializar organizados em grupos. Para isso, o projeto investirá em ações que mostrem a importância do associativismo e do cooperativismo. Ou seja, o setor está se organizando”.
Carlos Henrique Cruz - 12/12/07 - 18:31 - portalcaparao@gmail.com