VEJA AS FOTOS DO DESFILE - PARTE 1 |
VEJA AS FOTOS DO DESFILE - PARTE 2 |
MANHUMIRIM (MG) - Pela primeira vez em 89 anos de emancipação, escolas da rede pública e privada de Manhumirim, ONGs e outras entidades, celebraram o aniversário da cidade abordando temas ligados ao Programa Saúde na Escola, que foi instituído em 2007 pelos ministérios da Saúde e Educação e, a partir de 2011, começou a ser desenvolvido em escolas de todo o país.
O já tradicional desfile de 16 de março foi realizado no sábado à tarde em trechos das avenidas Agenor Carlos Werner e Raul Soares, com encerramento na Praça Padre Júlio Maria, em frente ao coreto de onde autoridades locais e visitantes assistiram a mais de cinco horas de manifestação cultural. Participaram deste evento nove unidades escolares rurais, oito escolas urbanas da rede municipal, duas escolas estaduais, duas da rede particular, uma de educação especial (APAE), a Associação da Guarda-Mirim, uma cooperativa de reciclagem e duas organizações não governamentais (ONGs), num total de quase 5 mil alunos, funcionários, pais e voluntariados.
Segundo o secretário municipal, Névio Batista, o tema “Saúde e Educação” foi abordado devido ao compromisso da escola em formar cidadãos ativos nas questões sociais, entre elas a saúde pública. “Ter saúde é uma condição essencial para estudar, conviver e socializar”, comentou o secretário de educação.
A sugestão para a escolha e consolidação do tema do desfile veio de uma solicitação da prefeita Darci Braga, que pediu aos gestores municipais maior integração ao trabalhar assuntos de interesse social, entre eles o combate ao Aedes Aegypti. “A prefeitura tem responsabilidades no combate ao mosquito, mas o cidadão também precisa fazer a parte dele e o desfile é mais uma oportunidade para reforçar este compromisso”, explicou.
Além do combate e prevenção à dengue, foram abordados subtemas ligados à nutrição, deficiências físicas, bullyng, violência sexual e moral, preservação do meio ambiente e proteção dos animais. Embasada na temática do desfile, a Secretaria Municipal de Saúde utilizou a data para promover o Dia “D” de combate à dengue. A Associação Protetora dos Animais de Manhumirim, conhecida como ONG Bicho Vivo, também compôs pelotão para participar do desfile, distribuiu boletins de suas atividades e comercializou artesanato com objetivo de financiar parte dos serviços que presta à comunidade.
HOMENAGEM
Representados pelo assessor José Clério Terra , o Clerinho, os deputados estadual e federal, Bráulio e Henzo Braz, cumprimentaram a população de Manhumirim pelos 89 anos de emancipação:
“Manhumirim está de parabéns! Por toda a sua tradição industrial, política e cultural. Pelos homens que ajudam a cada dia a fazer sua história. Por aqueles que permanecem fieis ao princípio de defender o que Manhumirim conquistou ao longo de seus anos. Por seus operários, trabalhadores rurais que, muitas vezes no anonimato, marcam seu crescimento. Por seus jovens que, ao descobrir uma nova realidade, conservam as características de sua terra de origem. Por suas crianças que, desde cedo, cultivam o amor por esta terra e trazem consigo o talento dos grandes. E por ser a Manhumirim que respeitamos e com a qual temos, todos nós, o compromisso de ajudá-la a crescer.”
Com informações - portalcaparao@gmail.com