MANHUAÇU (MG) - Durante três dias os recuperandos da APAC – Associação de Proteção e assistência aos Condenados de Manhuaçu – participaram de uma intensa experiência de fé. Entre os dias oito e dez de março, inúmeros voluntários pertencentes ao grupo PLC – Peregrinação de Leigos Cristãos – se concentraram na sede da instituição.
A idéia foi levar aos detentos uma mensagem capaz de transformar suas vidas. Ao todo, foram dezesseis palestras com temas variados, como o perdão, a fé, Deus como ideal da pessoa, a Missa explicada, o sacramento, a Via Sacra etc.
É a segunda vez que essa atividade é promovida dentro da APAC de Manhuaçu, como ótimos resultados, segundo os organizadores.
UM NOVO SER
Os depoimentos dos participantes do encontro foram emocionantes. Muitos relatos demonstraram o grande impacto que a atividade proporcionou aos participantes do projeto APAC. “Essa experiência trás, principalmente, um crescimento na área espiritual, porque a base de tudo é Deus. Mas sobre tudo ela ensina o recuperando a reeducação, para quando sairmos lá fora sairmos melhores, inserido na sociedade procurando uma nova atitude de vida, saber fazer escolhas acertadas e que possamos ter um futuro melhor” – revelou Roberto Marinho Dias, um dos recuperandos, que se diz feliz em ter participado dos dois encontros promovidos na APAC.
No domingo, a programação findou-se com a celebração da Santa Missa, pelo Padre Francisco Chagas, da Paróquia do Bom Pastor. O momento foi recheado de muita emoção, não só pelo rito especial, mas pela presença dos familiares dos recuperandos. Este instante de encontro para a maioria é marcante. Pessoas que não se viam há muito tempo têm a possibilidade de se reconciliarem e passam a apoiar os detentos nesta sua nova fase de vida.
O CAMINHO
O PLC em Manhuaçu pode ser considerado algo recente. Este último encontro foi o quinto promovido na cidade. O ingresso e a participação ao movimento se dão por meio do convite de quem viveu a experiência. O próximo encontro será no mês de julho.
“O PLC trata-se de uma iniciativa da Igreja Católica que busca anunciar o Cristo e Sua palavra, por meio de exemplos de vida e testemunho. Ele é direcionado para as pessoas que não crêem na Palavra de Deus e também para os fiéis, com o intuito de instruí-los, confirmá-los e despertá-los para uma vida mais fervorosa. Entre as principais tarefas do PLC estão evangelizar, trazer novos cristãos à Igreja, estudar a Palavra de Deus, servir a Igreja. Ele busca trabalha, sobretudo, na busca de pessoas que se encontram afastadas da Igreja” – definiu Weslei Gomes de Souza, coordenador do movimento em Manhuaçu.
APAC
As atividades na APAC tem se intensificado. São mais de sessenta detentos participando do programa. Além do artesanato que eles desenvolvem, muitos estão participando das aulas do EJA – Educação de Jovens e Adultos – e do campeonato de futebol, promovido na quadra das instalações. Uma fábrica de tijolos está sendo construída no interior do complexo para que os recuperandos possam atuar e existe ainda uma parceria com o condomínio do programa Minha Casa Minha Vida.
Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com