Portal Caparaó - HCL faz primeira cirurgia de redução de estômago
Geral

HCL faz primeira cirurgia de redução de estômago

04/04/2013 - Atualizado em 04/04/2013 10h47

A equipe de cirurgiões do Hospital César Leite realizou, no dia 14 de março, a primeira cirurgia bariátrica (redução de estômago) da história em uma unidade de saúde de Manhuaçu e região.

Composta pelos médicos cirurgiões Dr. José Renato Dacache Balieiro, Dr. Carlos Romeno (Belo Horizonte), Dr. Mauro Garcia Silva, Dr. Ruston Louback e o anestesista Luiz Gustavo, o procedimento foi considerado um grande sucesso. A paciente está se recuperando bem e recebeu alta apenas quatro dias depois da intervenção cirúrgica.

A preparação para que a cirurgia tivesse êxito começou há alguns meses e teve todo o acompanhamento e orientação à paciente para que o procedimento ocorresse sem problemas. “A cirurgia marca o início de uma fase de transformações, por isso, o acompanhamento antes e depois da cirurgia é fundamental”, explica o médico José Renato Balieiro. A cirurgia bariátrica é a última opção nos tratamentos de obesidade.

O médico avalia que, para quem sofre de obesidade e tem indicação médica, a cirurgia bariátrica representa, “um resgate da vida do indivíduo, uma nova fase da vida, com mais qualidade”.
De acordo com estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil, avançou de 42,7, em 2006, para 48,5 em 2011. Verificou-se também que na faixa de 10 a 19 anos o percentual de 21,7% dos brasileiros apresenta excesso de peso – em 1970, este índice estava em 3,7%, o que mostra que os mais jovens também estão apresentando excesso de peso.

A realização da cirurgia bariátrica em Manhuaçu abre novas possibilidades para o tratamento de pessoas obesas. O Hospital César Leite deverá fazer algumas adequações para se credenciar, mas poderá viabilizar esse procedimento pelo SUS. “Assistimos pessoas esperando até dez anos na fila do SUS por essa cirurgia. Aqui em Manhuaçu temos condições de fazer, profissionais competentes, apoio da diretoria e estrutura. Entre as vantagens, a maior delas é que toda a preparação, a cirurgia e o acompanhamento acontecem aqui na cidade, evitando deslocamentos para Belo Horizonte, Vitória ou Itaperuna (RJ)”, conta o Dr. José Renato.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.