Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu recebe vereadores da região
Política

Câmara de Manhuaçu recebe vereadores da região

05/04/2013 - Atualizado em 05/04/2013 10h31
 

MANHUAÇU (MG) - Com quatro palestras especiais e a participação de autoridades representantes de quinze municípios, além de cidadãos e estudantes, o Seminário “Encontros com a Política” foi realizado, nesta quinta-feira, 04, no Anfiteatro Vereador Camilo Felipe Nacif, da Câmara Municipal de Manhuaçu.

A iniciativa tomada pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), com total apoio da Câmara de Vereadores, trouxe enriquecedoras palestras da área de política e gestão pública, ministradas durante todo o dia.

A abertura oficial ocorreu às 9h da manhã, com a Mesa Diretora composta pelo Presidente Maurício de Oliveira Júnior; Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza; 1º Secretário Eli de Abreu; 2º Sec. Francisco de Assis Dutra, Prefeito Nailton Heringer, e palestrantes: Ex-ministro Patrus Ananias, Professor Ludovikus Moreira, Prof. José Raphael Olivé e Prof. Antônio José Calhau de Resende. Também presentes vereadores de Manhuaçu; Prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira; Presidentes de Câmaras: Giovane da Silva Ferreira (Martins Soares), Alexandre Buzim de Oliveira (Alto Jequitibá), Alessando Alves Costa Caldeira (Simonésia), Dário Veiga (Manhumirim), Ivan Rodrigues de Souza (Santana do Manhuaçu), Messias José dos Reis (Santa Margarida) e Gelvane Barbosa Fernandes (Alto Caparaó), além de vereadores destas cidades e dos municípios de Luisburgo, Sericita, Espera Feliz, Vieiras e Durandé. Alunos das Faculdades Doctum, Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) e da EE Cordovil Pinto Coelho, além do Presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama, e servidores da Prefeitura prestigiaram o evento.

Em seu pronunciamento, o Presidente Maurício Júnior reafirmou a importância de a população participar da política e conhecer o seu funcionamento, para que uma sociedade justa possa ser construída. O Presidente da Câmara de Manhuaçu elogiou esta iniciativa tomada pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e parabenizou o público presente pelo interesse em participar das palestras e de conhecer mais sobre a política.

Ainda na abertura do seminário, o Ex-ministro Patrus Ananias fez uso da palavra, abordando a proposta do encontro, os temas escolhidos para debate e a importância do envolvimento de toda a comunidade para a promoção do bem-estar social. 

A primeira palestra foi “O Papel do Vereador”, ministrada por Prof. Ludovikus Moreira (Formado em Filosofia pela UFMG, com especialização em ética e Professor da Escola do Legislativo). Em seguida, Professor José Raphael Olivé (Administrador e Contador Público, Especialista em Gestão e Políticas Públicas e Professor da Escola do Legislativo) conduziu a palestra “Planejamento e Orçamento Público”.

Palestras à tarde

À tarde, a programação teve continuidade com outras duas palestras: “Processo Legislativo Municipal”, ministrada por Prof. Antônio José Calhau de Resende (Mestre em Direito Público, Consultor da Assembleia Legislativa e Professor da Escola do Legislativo), e “Gestão Pública Democrática e Participativa”, apresentada pelo Ex-Ministro E Professor Patrus Ananias De Sousa (Advogado, Especialista em Poder Legislativo e Mestre em Direito Processual e Professor da Escola do Legislativo da ALMG. Experiência na vida pública como Vereador, Deputado Federal, Prefeito e Ministro de Estado).

Após as palestras, os participantes puderam fazer suas perguntas e esclarecer dúvidas sobre os assuntos em debate.

O Presidente Maurício Júnior e o Vice-presidente da Câmara, Anízio Gonçalves de Souza, fizeram suas considerações, com uma mensagem de agradecimento aos quatro palestrantes e ao público regional que prestigiou o seminário durante todo o dia.

Assessoria de Comunicação - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.